Notícias

Safra: Colher no momento certo favorece a qualidade do café


A safra 2020 está sendo favorecida pela bienalidade alta do café. Se no ano passado a colheita foi pequena e com a qualidade prejudicada devido às temperaturas elevadas e alto índice de broca, para esse ano a realidade esperada é totalmente o contrário, desde que a colheita seja realizada no momento ideal. O verão chuvoso agregou ainda mais e os grãos estão bem formados e grandes, o que também é um bom resultado na hora de classificar; cafés com peneiras altas são considerados os melhores.

Com a pandemia do coronavírus deixando todos de quarentena, o produtor está preocupado. Algumas dúvidas e incertezas podem até tirar o sono do cafeicultor, mas inicialmente é necessário realizar uma vistoria nas lavouras e verificar o grau de maturação, a fim de evitar uma colheita antecipada e com a mão de obra diminuída. Nas Matas de Minas e Montanhas do Espírito Santo, região de atuação da Coocafé, a maioria das lavouras estão em localidades mais frias e úmidas, sendo assim, muitas precisam aguardar no mínimo mais 30 dias para chegar a um grau de maturação mais uniforme.

Para àqueles produtores que contratam mão de obra, há algumas orientações e cada município decretou como devem agir. É importante seguir os protocolos de segurança indicado pelos órgãos. Em entrevista para o programa Alvorada Sertaneja, o Engenheiro Agrônomo e diretor de produção e comercialização da Coocafé, Pedro Antônio Silva Araújo, fala sobre as orientações para os trabalhadores rurais e explica como a Coocafé atuará no período da colheita.

Confira abaixo um trecho da entrevista e no link a entrevista completa.

“Estamos vivendo um momento muito bonito no cooperativismo. A cooperativa lançou a campanha “Coopere de Casa Coocafé”, e o cooperado tem feito. As coisas estão acontecendo, o associado tem usado o telefone, o WhatsApp, as redes sociais e é isso que nós queremos do nosso cooperado, que ele coopere de casa. Esse ano vamos ter um volume muito grande de café e para isso a cooperativa está se preparando. Ainda para essa safra, a Coocafé terá mais 5 mil m2 de armazenagem, com 4 portas para carga e descarga dos cafés, entre outras adequações e melhorias. Contamos nessa etapa, com a ajuda dos nossos cooperados também“.

Clique aqui.

Voltar Imprimir

Como ser sócio?

Clique no botão ao lado e veja como é fácil tornar-se um sócio da Coocafé

Newsletter