Notícias

REGULAMENTO - 11º Concurso Coocafé Qualidade Regional


Confira abaixo o regulamento completo do 11º CONCURSO COOCAFÉ QUALIDADE REGIONAL

1 – O CONCURSO COOCAFÉ QUALIDADE REGIONAL foi criado para premiar os cooperados que produzem café arábica de alta qualidade.

2 – Poderão participar do Concurso todos os produtores de café arábica, cooperados da Coocafé, que estejam ativos na comercialização de café e de insumos em 2017.

3 – Cafés da espécie coffea arábica, cereja descascado ou natural.

3.1 – Amostras de cafés da safra 2017/2018.

3.2 – As amostras que forem selecionadas deverão estar beneficiadas e classificadas como tipo 2/3 de acordo com a Tabela de Classificação Oficial Brasileira, com até 26 defeitos, peneiras 15 acima, com tolerância de 5% de vazamento da P-15, apresentar cor verde uniforme e até 12% de umidade (determinada de acordo com o medidor de umidade da Coocafé), e estar ensacado em sacaria de primeira viagem.

4 – As inscrições para o concurso deverão ser feitas até o dia 11 de outubro de 2017, nas Unidades da Coocafé em Lajinha/MG, Durandé/MG, Mutum/MG, Imbiruçu (Mutum/MG), Manhuaçu/MG, Ipanema/MG, Manhumirim/MG, Espera Feliz/MG, Iúna/ES,                   Ibatiba/ES, Irupi/ES e Brejetuba/ES.

4.1 – O lote inscrito no concurso deverá estar depositado nos armazéns da Coocafé.

4.2 – Os lotes de Café que forem selecionados entre os dez primeiros de cada categoria serão comercializados pela Coocafé, na data da premiação, ao preço de, no mínimo, dez pontos abaixo da cotação de dezembro de 2017 da BM & F.

4.3 – Um mesmo produtor poderá participar com até dois lotes, mesmo que tenha mais de uma propriedade, desde que os lotes sejam distintos e devidamente identificados conforme as regras deste regulamento.

4.4 – As amostras de café inscritas no concurso deverão conter 2 Kg de café beneficiado, e os lotes nelas representados deverão ser de no mínimo 5 (cinco) e no máximo 10 (dez) sacas de café, sendo as mesmas apresentadas com a ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada pelo cooperado.

DA COMISSÃO ORGANIZADORA

5 – A Comissão Organizadora será integrada por 3 (três) membros Coocafé. Esta comissão será responsável por toda a elaboração, organização, condução e encerramento do concurso. É de sua responsabilidade, ainda, a nomeação da Comissão Julgadora.

5.1 – A Coocafé não considerará válida qualquer tipo de conferência de prova e classificação de outros estabelecimentos.

5.2 – A Comissão Julgadora será integrada por 3 (três) membros especialistas na área de classificação e degustação de café, sendo 2 (dois) membros da Coocafé e 1 (um) membro externo e independente.

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

6 – A participação no 11° CONCURSO COOCAFÉ QUALIDADE REGIONAL será gratuita para todos os cooperados.

6.1 – Serão classificadas e divulgadas, no dia 23 de outubro de 2017, vinte amostras, sendo dez de Café Cereja Descascado e dez de Café Natural.

6.2 – As propriedades rurais dos lotes classificados serão visitadas pela Comissão Organizadora para serem avaliadas e poderão ser desclassificadas se detectado algum tipo de degradação ambiental (erosões, queimadas, nascentes e rios assoreados, uso de produtos proibidos pelo Fairtrade, não preservação de matas nativas e outras degradações que a Comissão julgar agressiva ao meio ambiente).

6.3 – Os nomes dos 20 (vinte) primeiros colocados (dez na Categoria Cereja Descascado e dez na Categoria Natural) serão anunciados e premiados, em Cerimônia Oficial, em novembro de 2017. O local da cerimônia será informado no convite que será enviado aos vinte classificados.

 

11° CONCURSO

A Coocafé atua no mercado há mais de 35 anos e, atualmente, conta com cerca de 8.500 cooperados.

Para incentivar ainda mais a produção de cafés de qualidade, desde 2007 a cooperativa realiza o "Concurso Coocafé Qualidade Regional". As edições anteriores do evento foram sucesso e, hoje, o Concurso é reconhecido regional e nacionalmente. Durante todos esses anos, foram mais de 2.000 inscrições, cerca de R$ 500.000,00 distribuídos em prêmios, e muita repercussão.

 

Objetivos do Concurso Coocafé Qualidade Regional:

- Incentivar a produção de cafés especiais;

- Promover e valorizar, ainda mais, as marcas da Coocafé e de seus principais parceiros;

- Dar visibilidade a toda região de atuação da Coocafé, fazendo com que ela seja sinônimo de café de qualidade.

 

Voltar Imprimir

Como ser sócio?

Clique no botão ao lado e veja como é fácil tornar-se um sócio da Coocafé

Newsletter