Notícias

Projeto Marketing na Ponta Coocafé é lançado para aprimorar e impulsionar ações da cooperativa


 

O americano e maior especialista em Marketing, Philip Kotler tem uma frase que norteia o novo projeto da Coocafé: “Já não basta satisfazer os clientes, é preciso encantá-los”. Com essa premissa, a cooperativa desenvolveu um projeto que promete revolucionar as ações que tem como foco principal o cliente, seja ele interno ou externo. A abrangência atingirá colaboradores, cooperados, parceiros e comunidade. Com o sugestivo nome de “Marketing na Ponta”, o objetivo é aproximar ainda mais as ações de Comunicação&Marketintg das equipes que trabalham diretamente no atendimento aos cooperados e clientes. Com ferramentas formais e através de reuniões periódicas serão levantadas informações e obtidos feedbacks da equipe envolvida no projeto. Isso permitirá o desenvolvimento de estratégias ainda mais efetivas para aperfeiçoar o atendimento e não apenas satisfazer, mas encantar nossos clientes.

A equipe de Comunicação e Marketing da Coocafé sempre se pautou em ter um diálogo aberto com os públicos da cooperativa. Atualmente, a Coocafé conta com 14 plataformas de comunicação próprias, tanto off line (jornais, outdoors, programa de rádio e outros) quanto on line (site e mídias sociais), e tanto essas plataformas quanto as redes de contato sempre estiveram disponíveis para receber feedbacks e ouvir as partes interessadas. Todos os retornos são recebidos de forma positiva, o que possibilita o impulsionamento e o desenvolvimento de ações que cheguem à ponta, com o intuito de promover campanhas comerciais e institucionais, fortalecendo ainda mais a marca Coocafé. E agora, com esse projeto Marketing na Ponta, será possível ampliar ainda mais esse leque de feedbacks constantes, com maior agilidade na tomada de decisões e implementação das ações.

Para que o projeto obtenha o sucesso esperado, foi realizado incialmente um trabalho de identificação dos perfis, em parceria com o Desenvolvimento Humano e aval dos gestores, buscando pessoas comunicativas e participativas, dos mais variados setores e localidades. E agora, com o time formado, o projeto conta 16 pessoas, além da equipe de Comunicação e Marketing, responsável pela coordenação dessas reuniões e ações. No grupo, a diversidade de idade, gênero e experiência torna ainda mais interessante à forma como decorrerá as ações, afinal são décadas, pensamentos e ideias diferentes em busca de um bem comum.

Quebrando as paredes e alcançando quilômetros de distância em um só momento, a reunião de Kickoff, que ocorreu no dia 26 de março, em formato virtual, foi realizada para apresentar o projeto a todos que estarão envolvidos direta e indiretamente. O gerente de Marketing, Luiz Gustavo Leite Souza, abordou quanto a temática do projeto, a evolução do Marketing e como se dá as implementações de ações conjuntas da equipe de Comunicação&MKT da Coocafé e dos membros que estão em contato direto com cliente diariamente, tornando ainda mais esclarecedor o objetivo da proposta; afinal, o Marketing em sua essência é desenvolvido por todos. A colaboradora e integrante do Marketing na Ponta Letícia Neves ressaltou quanto à importância da reunião de lançamento e do próprio projeto: “Em meio a inovação que se faz necessária nessa pandemia, o projeto Marketing na Ponta veio com objetivo de estreitar o relacionamento entre cooperativa e cooperado. Com auxílio da equipe de "ponta", a Coocafé visa distribuir de forma eficiente as informações relevantes para nossos associados e colaboradores”. Além dos integrantes e da equipe de marketing, estiveram presentes no primeiro encontro os apoiadores do projeto: Diretoria, Superintendências, Gerentes Comerciais, Suprimentos e de Captação de Café. O diretor presidente da Coocafé, Fernando Cerqueira, também participou do lançamento e falou quanto à importância do Marketing e do engajamento de todos. Os demais participantes falaram sobre como as ações impactam em suas respectivas áreas. 

Há uma agenda pré-estabelecida, com reuniões mensais entre todos os membros do projeto, para apresentação de ações e recebimento de feedbacks e ideias. Além dessas reuniões, o grupo mantém contato constante por meios digitais, pesquisas e telefone.  

Já durante a reunião de lançamento, foram realizadas pesquisas e passados alguns direcionamentos, e a equipe já está movimentando as lojas e colocando em prática os ensinamentos compartilhados.

A cooperativa comprova a eficiência da gestão comprometida com o desenvolvimento regional e toda a cadeia em que está inserida ao dar voz e oportunidades para a equipe, que é o meio desse elo entre o cooperativismo, o agro e quem acorda todos os dias para fazer essa engrenagem funcionar: os cooperados.

Voltar Imprimir

Como ser sócio?

Clique no botão ao lado e veja como é fácil tornar-se um sócio da Coocafé

Newsletter