Notícias

Jovens se dedicam ao futuro da cafeicultura e do cooperativismo


Coocafé realiza mais uma etapa do Ciclo de Capacitação através do Encontro de Jovens Rurais Cooperativistas

De tempos em tempos, em qualquer área, é preciso se reinventar. Há mais de 10 anos a Coocafé realiza ações em prol do desenvolvimento de jovens, mas há pouco mais de dois anos o trabalho tem sido ainda mais intensificado, de maneira que atraia ainda mais os responsáveis pela cafeicultura e pelo cooperativismo do futuro.

“Essa é a essência do cooperativismo na nossa região, então isso tem que ser ampliado e intensificado”.

No último sábado (30 de novembro), a cooperativa reuniu um grupo de 25 jovens de Imbiruçu (Mutum/MG) e de Ibatiba/ES na propriedade do cooperado Jozoé do Carmo, localizada na Cabeceira de Imbiruçu. O Encontro de Jovens Rurais Cooperativistas marcou mais uma etapa do Ciclo de Capacitação realizado ao longo do ano para tornar os filhos e netos dos cooperados aptos a assumirem a propriedade.

O evento contou com a participação do Analista de Desenvolvimento Cooperativista da Coocafé, Ailton Ribeiro, responsável pelos núcleos e pelas capacitações dessa área, e também dos consultores técnicos André Rodrigues, Nilton França e Márcio Roberto. Os palestrantes foram os anfitriões, Jozoé e Jéssica. Pai e filha falaram sobre Produção, Manejo e Comercialização de Cafés Especiais.

O encontro encerrou com o resultado esperado: jovens interessados e dedicados à cafeicultura e ao cooperativismo. Para encerrar o Ciclo de capacitação os participantes farão ainda um treinamento de classificação e degustação de cafés.

Em conversa com a assessoria da Coocafé, Ailton explica a importância desse trabalho: “o ciclo de capacitação com jovens produtores de café que a Coocafé realiza tem uma imensa importância para fazer valer e girar essa ideia de sustentabilidade e sucessão, é isso que vai nos manter no mercado nos próximos 50, 100, 200 anos. Essa é a essência do cooperativismo na nossa região, então isso tem que ser ampliado e intensificado. Cada ação que a Coocafé realiza tem que ter a voz inovadora de um jovem acoplada à experiência de um produtor adulto. Isso é que vai fazer a ponte para ligar onde nós estamos ao futuro que queremos chegar”.

Voltar Imprimir

Como ser sócio?

Clique no botão ao lado e veja como é fácil tornar-se um sócio da Coocafé

Newsletter