Notícias

Jovens produtores rurais recebem capacitação de cooperativas e planejam futuro na cultura cafeeira


As cooperativas Coocafé e Sicoob Credicaf confiam no futuro da agricultura e pecuária geridas por jovens produtores. Prova disso são os investimentos feitos através de várias ações e projetos. Realizado durante três meses e dividido em quatro módulos, o 1º Ciclo de Capacitação de Jovens Produtores Rurais instruiu cerca de 15 filhos e netos de cooperados, jovens esses com o pensamento no futuro e desejo de contribuir para o crescimento da sucessão da agricultura familiar.

Doutrina cooperativista e introdução à gestão de cooperativas foram os primeiros assuntos abordados pelo Analista de Desenvolvimento Cooperativista da Coocafé Ailton Ribeiro, que destacou a importância de envolver os jovens em trabalhos que reforçam o cooperativismo. A origem dos cafés, tabela e introdução à classificação e degustação de cafés também foram pauta na capacitação, através do Q-grader da Coocafé, Silas Carlos. O intuito desse ciclo é preparar os jovens para que eles se tornem excelentes profissionais e gestores de suas propriedades. Para isso o Sicoob Credicaf, através do colaborador Juliano Afonso, também aplicou aos participantes métodos para a educação financeira. Como a cultura predominante na região em que moram é a do café, o Diretor de Produção e Comercialização e Engenheiro Agrônomo da Coocafé, Pedro Araújo, trouxe no último módulo, técnicas e práticas cafeeiras, programa de poda, colheita e formação de lavouras de cafés.

No início deste mês (2), os jovens receberam oficialmente o certificado da capacitação e foram recepcionados pelos professores do curso e Diretores da Coocafé. O Diretor Presidente, Fernando Cerqueira, pontuou sobre a importância de ações desse cunho, onde o vínculo entre cooperado e cooperativa se torna ainda mais forte. Ele parabenizou os participantes pela conclusão de mais uma etapa rumo ao futuro da sucessão. Marisa Aparecida, filha e neta de cooperados e também integrante do núcleo de jovens da Coocafé, destacou a satisfação em participar desse curso e aprender ainda mais para contribuir com o crescimento da agricultura e poder ajudar seus pais em sua propriedade.

O planejamento das cooperativas é que eles estejam sempre um passo à frente quando o assunto é educação e disseminação de conhecimento, como regem os princípios cooperativistas 5º, 6º e 7º - Educação, formação e informação, Intercooperação e Interesse pela comunidade, respectivamente. Para esse ano de 2019, outros dois ciclos de capacitação estão sendo programados, um em Minas Gerais (Durandé) e outro no Espírito Santo (Brejetuba).

Voltar Imprimir

Como ser sócio?

Clique no botão ao lado e veja como é fácil tornar-se um sócio da Coocafé

Newsletter