Notícias

Ipanema e Taparuba comemoram o sucesso do 1º Simpósio Regional do Eucalipto


As cidades de Ipanema e Taparuba, que estão localizadas na Zona da Mata  Mineira, sediaram o 1º Simpósio Regional do Eucalipto. O evento foi realizado pelas prefeituras dos dois municípios e contou com o apoio de diversas instituições públicas e privadas ligadas ao produtor rural. A Coocafé e o Sicoob Credicaf -cooperativas que estão sempre em busca das melhores alternativas para seus associados - foram parceiros do evento.

O Simpósio teve início na sexta-feira (09/10), com a palestra "Eucalipto -Oportunidade de Negócios". Ministrada pelo presidente da ArcelorMittal Bioenergia, Dr. Elieser Lima Gonçalves, a palestra tocou em pontos relevantes, como a estratégia para a solução de madeira; a situação do setor florestal brasileiro, através de um balanço entre oferta e demanda; produtividade e custo; fatores históricos, explicando a relação entre o homem e a natureza, entre outros pontos. O palestrante também fez questão de lembrar a todos que Minas Gerais é o estado brasileiro que possui a maior plantação de eucalipto. Elieser reforçou que temos que acabar com o preconceito e deixou duas mensagens. Uma com relação à crise: "Não existe crise para floresta plantada, pois as florestas crescem". E outra sobre o principal papel do eucalipto: "O eucalipto, por tudo que sabemos, é de fato uma oportunidade de negócios", finalizou o presidente da ArcelorMittal Bioenergia.  

Após uma pausa para o almoço, os participantes acompanharam a palestra do professor da Universidade Federal de Viçosa, José de Castro, sobre "Tecnicas de manejo e uso múltiplo da madeira eucalipto". O palestrante possui uma vasta experiência com eucalipto, e isto pôde ser comprovado por quem participou de sua palestra. Ele mostrou por que plantar eucalipto, com dados atualizados e perspectivas de oferta e demanda. José de Castro também comprovou que o eucalipto possui múltiplos usos, o que faz dele uma madeira extremamente versátil. Informações sobre como escolher a muda, onde plantar, tamanho da cova e recomendações de adubação também foram abordadas na apresentação. Por fim, o professor reforçou que o eucalipto deve ser uma alternativa, apresentando exemplos de sucesso da combinação de eucalipto com outras culturas.   

Em seguida foi a vez do Dr. Eduardo Pinheiro Enriques, Engenheiro Florestal da ArcelorMittal Bioenergia, ministrar a palestra "A cultura do Eucalipto". O engenheiro apresentou as várias espécies de eucalipto, dados sobre a evolução dos rendimentos florestais, informações sobre o manejo do solo, entre outros pontos relevantes. Ele também ressaltou a importância das pesquisas que são realizadas dentro do assunto.  

[caption id="attachment_9068" align="alignleft" width="410"] [/caption] Os participantes tomaram um café e voltaram para as duas últimas palestras do dia, ambas sobre "Crédito Rural - Linhas de Financiamento". O diretor presidente do SICOOB Credicaf, João Batista Bartoli de Noronha, foi o primeiro a falar sobre o assunto. Noronha, que também que é diretor administrativo financeiro da Coocafé e conselheiro da OCEMG e do Sistema Crediminas, iniciou sua apresentação falando do belo trabalho que o Cooperativismo desenvolve  nas regiões em que atua, focando na força da parceria entre a Coocafé e o SICOOB Credicaf e as belas histórias que as duas cooperativas possuem. Em seguida, ele apresentou dados que demonstram que o cooperativismo de crédito está cada vez mais forte em nível nacional, e a mesma coisa acontece com o SICOOB Credicaf em sua região de atuação. O palestrante terminou sua apresentação falando sobre as linhas de financiamentos do SICOOB Credicaf voltadas para o produtor rural. O gerente do Banco do Brasil de Ipanema, Francisco Dutra de Souza Neto, ministrou a palestra de encerramento do primeiro dia do Simpósio. Francisco falou sobre o trabalho que o Banco do Brasil vem desenvolvendo junto aos produtores rurais do município, destacou o apoio da prefeitura e também apresentou as últimas linhas de financiamentos do Banco do Brasil especiais para os produtores.

Antes do encerramento do primeiro dia, ainda foram sorteados vários prêmios e tanto os organizadores quanto as autoridades presentes fizeram questão de falar sobre o sucesso do Simpósio. O presidente do INCAPER/ES, Evair Vieira de Melo, parabenizou as prefeituras pela realização do evento e frisou que Minas Gerais e Espírito Santo são estados coirmãos, que devem  caminhar juntos rumo ao progresso. O presidente da EMATER , José Silva Soares, também prestigiou o evento. Na ocasião, ele parabenizou os organizadores, sobretudo a EMATER local, e falou que o governo de Minas Gerais está sempre apoiando iniciativas que visam a qualidade de vida do homem do campo. Por fim, o prefeito municipal de Ipanema, Júlio Fontoura de Moraes Júnior, agradeceu a participação de todos e o apoio das instituições - peças fundamentais para o sucesso do Simpósio. O prefeito ainda anunciou que no próximo ano, a cidade de Ipanema sediará o 1º Simpósio Regional do Café Conilon.   

O último dia do Simpósio foi dedicado a atividades práticas, através de um Dia de Campo, realizado no município de Taparuba. Vale lembrar que a cidade é referência na região quando o assunto é eucalipto. O evento foi realizado no Viveiro de Mudas Madeira Legal. Na ocasião, centenas de participantes puderam ver, na prática, experiências de sucesso do cultivo do eucalipto.

Clique aqui para ver as fotos do evento.

Voltar Imprimir

Como ser sócio?

Clique no botão ao lado e veja como é fácil tornar-se um sócio da Coocafé

Newsletter