Notícias

Instituto Louis Dreyfus e Coocafé lançam projeto em parceria: Educação para a Futura Geração de Produtores de Café


Uma das questões que mais preocupam a cadeia do agronegócio é o êxodo rural; por isso muitas soluções e oportunidades para o homem e família do campo têm sido ofertadas. O cooperativismo fortalece esse trabalho ao destacar entre seus princípios a Educação, Formação e Informação (5º princípio) e Interesse pela Comunidade (7º).

Com o intuito de incentivar a sucessão rural e transformar a região através da cafeicultura, o Instituto Louis Dreyfus e a Coocafé lançaram, no mês de novembro, o projeto Educação para a Futura Geração de Produtores de Café. Muitas pessoas estão envolvidas no projeto que tem como maior objetivo educar e transferir para os jovens a paixão pelo café. Na fase de planejamento, várias escolas da região foram visitadas pela cooperativa e pelo instituto. No primeiro ano, a escolhida para dar esse grande passo foi a Escola Estadual Manoel Felisberto Pereira Alvim, situada em Chalé/MG.

O projeto, que será aplicado para os alunos do ensino médio, terá duração de três anos com aulas teóricas e laboratoriais na própria escola e aulas práticas nas propriedades dos cooperados selecionados como parceiros do projeto.

O anúncio da parceria com a escola ocorreu durante uma Reunião Comunitária realizada na Escola, no dia 23/11. Após a divulgação, a emoção tomou conta do espaço.

Em entrevista para o Alvorada Sertaneja, a diretora do Instituto Louis Dreyfus, Paloma Silva falou sobre o projeto: “O projeto ocorre aqui no Brasil e também na Colômbia. É uma inovação para nós do Instituto; o objetivo é que a gente transfira a paixão pela produção de café, pelo mundo do café, para os jovens do ensino médio aqui da escola. E além disso o projeto também contempla 45 produtores de café aqui da região, cooperados da Coocafé, para que haja essa troca de experiências entre os produtores e os alunos”.

Também durante entrevista ao programa, a diretora da Escola, Lilian Rodrigues, pontuou: “Para nós é muito gratificante estar participando desse projeto, porque sabemos que será um grande investimento que retorna para a própria sociedade; nossos jovens terão mais incentivo para cuidar daquilo que eles têm, então eles vão poder na realidade continuar amando o que é deles e viver dessa cultura. Não vão precisar sair do seu ambiente e aqui mesmo poderão construir sua vida. Ficamos muito gratos pela parceria”.

O Diretor Presidente da Coocafé, Fernando Cerqueira, falou sobre o trabalho da cooperativa junto a essa parceria com o Instituto e a escola: “A Coocafé existe justamente para disseminar conhecimento. Essas alianças estratégicas são muito importantes porque existem tantas coisas para serem feitas que se a gente pensar em fazer sozinho é impossível. A Louis Dreyfus Company é nossa parceira comercial há muitos anos. Nós vamos trabalhar juntos porque existe uma preocupação muito grande hoje do trabalho contínuo com relação ao futuro. O que vai acontecer no futuro? O que vai ser a vida dos nossos jovens? E diante de tantas transformações estamos vendo um acontecimento que é quase inédito, muitos jovens que saíram de casa estão voltando para a roça. Então nós temos que mostrar para esses jovens e para seus pais que a propriedade não é um lugar de sair, e sim um lugar de transformar essa propriedade numa empresa rural e essa é uma das finalidades do projeto”.

Voltar Imprimir

Como ser sócio?

Clique no botão ao lado e veja como é fácil tornar-se um sócio da Coocafé

Newsletter