Notícias

Entrevista especial sobre Projeto Horta nas Escolas


Em parceria com escolas públicas, a Coocafé possui o Projeto Horta nas Escolas. Recentemente, foi realizado um trabalho com a Escola Estadual Arnaldo Leite Ribeiro, em Lajinha/MG. E a professora responsável fez um relato sobre a importância do projeto e a percepção que a Escola tem sobre a parceria com a Coocafé. Confira abaixo:

Projeto Horta nas Escolas: Participação dos alunos da escola estadual Arnaldo Leite Ribeiro no plantio e coleta dos alimentos saudáveis para a integração destes na merenda escolar

IMG_2149

A alimentação é essencial para o bom desenvolvimento das crianças; dessa forma o estímulo da alimentação saudável propiciará um excelente desenvolvimento físico e mental. Baseando na realidade local, este projeto tem como meta trabalhar com a horta enfatizando uma boa alimentação como sendo fator essencial no crescimento e desenvolvimento, produção e recuperação de saúde. Além de permitir aos alunos um maior conhecimento do cuidado com a terra e formas de plantio. O estimulo dos professores para com os alunos e a participação dos mesmos é muito importante para um trabalho bem feito e realizado. Os alunos do 6º ao 9º ano e o projeto PROETI da escola estadual Arnaldo Leite Ribeiro participaram de uma palestra feita pelo Técnico Tiago Sanglard e participação de Daniella Lopes Vieira, onde eles puderam perceber como é importante ter uma alimentação saudável, como fazer uma horta, quais alimentos devem ser plantados, os meses de plantio e sua importância nutricional. No primeiro momento, os alunos do 9º ano foram convidados a participar da limpeza do terreno, confecções dos canteiros e no preparo da terra. O plantio e, cuidados e a colheita serão realizados com os demais alunos, podendo perceber o interesse e empolgação dos alunos na confecção da horta, que tem como objetivo enriquecer a merenda escolar com diferentes nutrientes. A horta inserida no ambiente escolar torna-se um laboratório vivo que possibilita o desenvolvimento de diversas atividades pedagógicas em educação ambiental e alimentar, unindo teoria e prática de forma contextualizada, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem e estreitando relações através da promoção do trabalho coletivo.

Silvia Lucilia Fonseca de Souza Tavares

Professora de Ciências

Voltar Imprimir

Como ser sócio?

Clique no botão ao lado e veja como é fácil tornar-se um sócio da Coocafé

Newsletter