Notícias

Encontro Técnico debate Qualidade e Nutrição de Café


A cafeicultura brasileira é marcada pela bienalidade, característica de safras altas alternadas com baixas safras. No ano de 2018 o país vivenciou uma super safra e com essa realidade não foi possível se dedicar tanto à qualidade do café devido aos expressivos resultados da produção. Para esse ano, a expectativa é de uma colheita um pouco menor para a espécie arábica, o que possibilita e exige o investimento na qualidade, nutrição, colheita e pós-colheita.

Também nesse sentido, a Coocafé busca sempre desenvolver toda sua equipe. Neste mês de abril, o Espaço Credicaf, em Lajinha/MG, recebeu a equipe técnica da Coocafé para o Encontro Técnico de Qualidade e Nutrição de Café. O treinamento foi elaborado pela Gerência Técnica, e o conteúdo foi reproduzido pelos próprios consultores da cooperativa. Essa estratégia fez com que a participação fosse ainda mais efetiva e todos tiveram a oportunidade de compartilhar as experiências vivenciadas no dia-a-dia.

O cronograma foi dividido em duas etapas: pela manhã, os assuntos abordados foram voltados para o Planejamento de qualidade (produção, colheita, processamento, manejo e secagem do café); já na parte da tarde, os supervisores das unidades comerciais de Lajinha, Santa Margarida, Manhumirim e Durandé/MG compartilharam informações e técnicas sobre o Planejamento Nutricional (características físicas do solo, CTC do solo, calagem e interpretação da análise de solo). Encerrando o evento, foi realizado um debate técnico entre todos os participantes.

Em entrevista ao programa Alvorada Sertaneja Coocafé, o Superintendente Técnico-Comercial Waldir Francese Filho pontuou: “A Coocafé hoje tem mais de 60 profissionais no campo. O encontro técnico é o momento que internamente discutimos os nossos trabalhos de consultoria; é onde um consultor traz sua experiência do dia-a-dia para discussão com todos os técnicos e aqui construímos um pensamento. Isso nos dá norte para quais estratégias vamos adotar para este ano. E esses encontros ocorrem sempre antes dos principais momentos, seja da cafeicultura ou da pecuária, para capacitar ainda mais nossa equipe para atender o associado”.

Voltar Imprimir

Como ser sócio?

Clique no botão ao lado e veja como é fácil tornar-se um sócio da Coocafé

Newsletter