Notícias

Cup of Excellence - Brasil 2017 - Inscrições abertas para concurso internacional de cafés que acontece no Ifes Venda Nova


Produtores de café arábica já podem enviar amostras para o Cup of Excellence 2017, realizado pela BSCA, ACE e Apex-Brasil.
Os produtores de cafés especiais já podem se inscrever para o concurso de qualidade Cup of Excellence 2017. O evento, realizado internacionalmente, acontecerá de 16 a 22 de outubro no Campus Venda Nova do Imigrante, do Instituto Federal do Espírito Santo. A realização é da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), da Alliance for Coffee Excellence (ACE) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
 O Cup of Excellence é o mais importante concurso do Brasil na área e tem como finalidade premiar os melhores cafés produzidos no País. São duas categorias: Pulped Naturals (via úmida) e Naturals (via seca). Para concorrer, os lotes de café devem ser da safra 2017 e da espécie arábica. O produtor participante deverá enviar as amostras do seu café pelo correio, via Sedex ou PAC, ou entregar diretamente na sede da BSCA, em Varginha (MG), onde será feita a pré-seleção para a etapa de Venda Nova. Serão escolhidas 100 amostras.
 Antes de enviar o café, o participante deve fazer a inscrição no concurso pelo site www.bsca.com.br. Para a efetiva participação no Cup of Excellence 2017, é importante que o cafeicultor fique atento ao prazo de entrega da amostra e inscrição. Na categoria Pulped Naturals, as amostras devem ser entregues até dia 6 de setembro. Já na categoria Naturals, o prazo máximo é dia 12 de setembro.
 O regulamento completo do Cup of Excellence 2017 está disponível no site http://brazilcoffeenation.com.br/contest-edition/list. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail concurso@bsca.com.br.
 Saiba mais
O Cup of Excellence é realizado anualmente em vários países e premia os melhores cafés de cada local. A edição brasileira do evento, que será realizada no Ifes Venda Nova, tem previsão de contar com a participação de 30 a 40 importadores de cafés especiais e também juízes de várias partes do mundo, como Ásia, América do Norte e Europa.
 Esta será a segunda vez que o Cup of Excellence acontecerá no Espírito Santo – a primeira foi em 2004. O concurso é realizado desde o ano 2000. O professor Lucas Louzada Pereira, coordenador de Pesquisa do Campus Venda Nova e um dos articuladores para a realização do evento no local, explica que são realizadas várias provas de “cupping” ao longo dos dias do concurso, em que os juízes fazem as avaliações sensoriais dos cafés.
 São juízes altamente treinados e chamados de Q-Graders. Na fase de cupping, não é permitida a participação do público externo, em função de as avaliações e protocolos exigirem concentração, silêncio e destreza. Ao final, é feito um ranking dos melhores cafés especiais e, posteriormente, há um leilão.
Fonte: BSCA
Voltar Imprimir

Como ser sócio?

Clique no botão ao lado e veja como é fácil tornar-se um sócio da Coocafé

Newsletter