Notícias

Cultura do conilon começa a ser realidade para a Coocafé


O incentivo à diversificação de culturas sempre foi uma das maiores virtudes da cooperativa que está sempre em busca de soluções e parcerias que contribuam para o desenvolvimento de seus associados e da região em que atua; região essa com altitude e tradição totalmente favorável para a cultura do café arábica, mas essa realidade está mudando, afinal, com a ampliação da área de atendimento e estudos de viabilidade realizados pela equipe técnica da cooperativa, o café conilon já está sendo cultivado por produtores associados à Coocafé.

E para que o cultivo dessa variedade seja feito de forma correta, a cooperativa tem se aprofundado no assunto e realizado treinamentos com a equipe de campo para que assim como no tradicional cultivo do arábica na região, o conilon seja de qualidade e que aumente a rentabilidade da propriedade proporcionando cada vez mais sustentabilidade ao agricultor.

Essa diversificação de variedades e culturas (conilon) demanda atenção e cuidado, pois diferente do arábica quanto mais alto melhor. A altitude ideal e recomendada para o conilon é de até 500m. Outros detalhes são importantes como: temperatura média anual entre 22 e 26° e projeto de irrigação, visto que o conilon demanda de muita água em períodos que pode haver falta de chuva, prejudicando a florada dessa variedade.

O planejamento estratégico da Coocafé prevê treinamento e aperfeiçoamento de práticas realizadas pelos colaboradores da cooperativa. Para o superintendente técnico-comercial Waldir Francese Filho, capacitar a equipe é investir na propriedade do cooperado.

A Café Brasil, que é parceria da cooperativa em outras ações como o Planejamento Estratégico de Marketing, tem sido destaque no campo, e para esse treinamento, especificamente, a empresa agregou ainda conhecimento ao currículo dos consultores técnicos, que puderam ouvir sobre o assunto através do Professor e Doutor em solos e nutrição de plantas, Henrique de Sá Paye e vivenciar a experiência na propriedade de um cooperado Coocafé que iniciou o cultivo da variedade conilon.

O consultor técnico da unidade de Mutum/MG, Tairo Chaves, diz que “O treinamento foi muito bom. Pude adquirir mais conhecimento. O professor é um especialista e ensinou com muita dedicação. Os cooperados estão sempre buscando tecnologia e conhecimento e a cooperativa está sempre inovando para oferecer isso aos produtores”.

Voltar Imprimir

Como ser sócio?

Clique no botão ao lado e veja como é fácil tornar-se um sócio da Coocafé

Newsletter