Notícias

Cooperativismo, sustentabilidade e superação marcam o 12º Encontro de Mulheres Cooperativistas


No dia 12/11, no Espaço Credicaf, em Lajinha/MG, a Coocafé e os Núcleos de Mulheres da cooperativa reuniram 110 mulheres para o 12º Encontro de Mulheres Cooperativistas. Com início às 8h, elas foram recebidas com um delicioso café, onde fizeram o credenciamento, recebendo uma camisa e o kit do evento, que esse ano contou com uma novidade: canecas comemorativas para economizar o uso de copos descartáveis contribuindo assim com o meio ambiente. Em seguida, a analista ambiental, Cintia Matos, deu às boas vindas a todas e convidou uma das participantes a fazer uma oração. Após a oração, o Diretor Presidente da Coocafé, Fernando Romeiro de Cerqueira, falou sobre a importância do encontro, sobre a importância da mulher e desejou ótimo encontro a todas. O conselheiro fiscal José Manoel da Silva – Sr. Nenê, também destacou a relevância dos trabalhos que são realizados e a importância da mulher na propriedade.

Antes de iniciarem as palestras, as presidentes dos Núcleos de Mulheres das comunidades de Imbiruçu (Mutum/MG), Martins Soares/MG, Fazenda Alegria (Irupi/ES) e Carvalhinho (Lajinha/MG), puderam expor as ações realizadas no ano de 2016, apresentaram as integrantes de cada grupo e enceraram cantando a música “Pra não dizer que não falei das flores – Zé Ramalho”, que emocionou a todos.

A primeira palestra do dia foi apresentada pelo analista de desenvolvimento cooperativista da Coocafé, Ailton Ribeiro, que abordou o assunto Cooperativismo. Na sequência, a segunda palestrante do dia, Eliana Medeiro, Diretora Presidente da Coomapem – Cooperativa Mista Agropecuária de Manacapuru de Amazonas, com o tema Mulheres de Fibra. Eliana relatou sua história de superação e persistência até chegar à presidência da cooperativa de fibra e malta, matéria-prima da sacaria de juta. Eliana emocionou e motivou todas as participantes a se dedicarem em suas propriedades e serem líderes em suas comunidades. Encerrando a primeira parte do dia as participantes foram convidadas a se deliciarem de um almoço e a sobremesa campeã do 1º Concurso Sabores do Café.

Após o almoço, o engenheiro agrônomo, cafeicultor e consultor em Currículo Sustentável do Café, da empresa P&A, Sylvio Padilha, realizou um workshop voltado para cafés sustentáveis. A participação das mulheres nas palestras e oficinas fizeram o encontro ser ainda mais dinâmico e divertido. Muitos brindes foram sorteados entre elas, alegrando ainda mais a tarde.

Para encerrar o evento, todas as participantes receberam os certificados e foram convidadas para um café de encerramento. O 12º Encontro de Mulheres Cooperativistas foi realizado pela Coocafé, com o apoio do Sistema OCB-SESCOOP/ES, OCEMG e Sicoob Credicaf. Esse trabalho faz parte do Projeto Creating Shared Value, uma parceria entre Coocafé, Nestlé e Sucafina.

 

 

Voltar Imprimir

Como ser sócio?

Clique no botão ao lado e veja como é fácil tornar-se um sócio da Coocafé

Newsletter