Notícias

Cooperativismo bem representado na HSM Expo 2019


Entre os dias 4 e 6 de novembro, São Paulo/SP sediou o maior evento de gestão e lideranças da América Latina, a HSM Expo. O cooperativismo esteve bem representado no evento por lideranças da Coocafé e também com a participação especial do Espaço Coofuturo, realizado pela OCB.

O HSM esse ano foi particularmente importante para nós (Coocafé) porque conseguimos levar vários profissionais da cooperativa, e a minha participação foi proporcionada pelo Sistema Ocemg. O evento contou com palestrantes de renome, e pela primeira vez a OCB paritcipou como um dos expositores do evento onde pôde ser colocado em vitrine o cooperativismo nacional. Lideranças do Brasil inteiro e de outras partes do mundo também marcaram presença. É um momento de crescimento e contato com novos conhecimentos e novas tendências humanas e tecnológicas do planeta” – destacou o Diretor Presidente da Coocafé, Fernando Cerqueira.

       Espaço Coofuturo: valorização do cooperativismo

O cooperativismo esteve presente no evento com o Espaço Coofuturo, da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e recebeu nos três dias, palestras com um conteúdo abrangente e que dialogaram com o público de cooperativas e de empresas tradicionais. Quem passou pelo espaço teve acesso a um conteúdo rico e conhecimentos únicos que mostram como o movimento tem um impacto gigantesco nas comunidades e é uma referência de sustentabilidade, futuro justo e sinônimo da nova palavra de ordem, a colaboração.

Informações: Mundo Coop

 

A gerente de Comunicação do Sistema OCB, Daniela Lemke, respondeu algumas perguntas para a assessoria da Coocafé. Confira na íntegra como foi a participação do cooperativismo no HSM:

É a primeira vez que o Sistema OCB e o movimento SomosCoop participam do evento?

É isso mesmo! Esta foi a primeira edição em que o Sistema OCB foi mais do que um participante, foi  um apoiador do evento. Por isso contou com um espaço especial para divulgar o movimento SomosCoop — um modelo de negócios diferenciado e que desperta o orgulho e o sentimento de pertencimento nos cooperados, com uma identidade forte, que abraça todas as causas e apresenta os rostos, a cultura e principalmente as histórias que fazem parte desse jeito de gerar trabalho, emprego e renda.

Qual o objetivo?

 Além de apresentar o movimento SomosCoop, também trouxemos especialistas para debater tendências para o cooperativismo e tivemos um espaço para receber lideranças do setor e o público simpatizante do cooperativismo .

 

Como foi a experiência? Conseguiram quantificar as visitas ao stand? 

O estande esteve sempre movimentado e todas as palestras se esgotaram no primeiro dia de inscrições (75 vagas em cada palestra no total de 9) . Além disso, muitas pessoas que não conseguiram se inscrever participaram em pé. Ou seja, o assunto interessa há muitas pessoas. 

Eu participei como palestrante no segundo dia ao lado  da especialista em Marketing Digital, Martha Gabriel. Abordamos a importância da relação das marcas com as pessoas. Um dos exemplos é o Movimento Somoscoop. “Ele nasceu com dois objetivos: reforçar o sentimento de orgulho de quem já é cooperado e vive do cooperativismo e, ainda, divulgar para a sociedade as vantagens de se escolher um produto ou serviço com o carimbo Coop, valorizando centenas de milhares de famílias nos quatro cantos do país”.

A continuação da palestra se deu em torno da importância de as empresas contarem boas histórias ao seu público – o chamado storytelling, que informa às pessoas o que as marcas desejam dizer, mas de um jeito inovador e envolvente. “A tecnologia viabiliza, mas a história é o que faz a diferença. E no cooperativismo, são as histórias inovadoras que vão gerar o um futuro mais cooperativo”, comentou Martha.

Voltar Imprimir

Como ser sócio?

Clique no botão ao lado e veja como é fácil tornar-se um sócio da Coocafé

Newsletter