Notícias

Coocafé realiza Dia de Campo sobre Tecnologia de secagem para produção de café de qualidade


Na última quarta-feira (07/05), a Coocafé realizou o Dia de Campo sobre Tecnologia de secagem para produção de café de qualidade. O evento ocorreu através de parceria com as instituições participantes do Consórcio Pesquisa Café: Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater/MG), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Universidade Federal de Viçosa (UF) e Embrapa Café. Realizado no Córrego do Carvalho (Lajinha/MG), na propriedade do cooperado Agostinho Bernardes, o Dia de Campo foi dividido em quatro estações: Colheita do café, Processamento do café, Secagem do café, Construção de terreiro e Silo Secador. samira 072

O evento teve início com as boas vindas do supervisor da unidade comercial da Coocafé de Lajinha/MG, Ramon Balbino Marçal. Ele se direcionou aos cooperados e demais produtores rurais presentes, agradeceu pela presença e em seguida convidou a analista ambiental Cíntia Matos, que apresentou os palestrantes da tarde. Ela passou a palavra para o diretor de Produção e Comercialização da Coocafé, Pedro Antônio Silva Araújo, que falou a todos sobre a importância do evento. Na sequência, os produtores se dividiram em dois grupos e percorreram as estações. Cada grupo, contou com aproximadamente 25 participantes.

 

As apresentações e o compartilhamento de conhecimento ficaram sob a responsabilidade dos seguintes parceiros: Romulo Mathozinho (coordenador Emater), Paulo Roberto Vieira Correa (coordenador técnico regional da Emater/MG), Ricardo Vitarelli Andrade, Paulo César Pires e Thiago Braga de Oliveira (extensionistas Emater/MG), Sammy Fernandes Soares (Embrapa Café/Epamig), Sérgio Mauricio Lopes Donzeles (Epamig) e Juarez de Souza e Silva (professor da Universidade Federal de Viçosa – UFV).

 

Representando a Coocafé, também estiveram presentes o superintendente comercial de insumos, Waldir Francese Filho, o diretor financeiro administrativo da Coocafé e diretor presidente do Sicoob Credicaf, João Batista Bartoli de Noronha, além dos consultores técnicos da Coocafé que atuam na região.

 

Após as apresentações, foi servido um delicioso café da tarde. Vários participantes fizeram questão de manifestar satisfação com o evento. O cooperado e conselheiro administrativo da Coocafé, Jozoé do Carmo, elogiou o Dia de Campo e disse ter sido uma tarde muito proveitosa. Já o cooperado José Lourenço Damasceno, pontuou ter aprendido coisas novas, o que ajuda o produtor evoluir.

 samira 082

Para informações técnicas e detalhes sobre os assuntos trabalhados no evento e tecnologias para agricultura familiar podem ser acessadas em www.poscolheita.com.br

Voltar Imprimir

Como ser sócio?

Clique no botão ao lado e veja como é fácil tornar-se um sócio da Coocafé

Newsletter