Notícias

Coocafé realiza 2º Encontro de Jovens Cooperativistas


Animação, interatividade, conhecimento e, principalmente, responsabilidade - estes foram os ingredientes do 2º Encontro de Jovens Rurais Cooperativistas, realizado dia 14 de novembro, nas dependências do Armazém Geral da Coocafé, localizado no Areado (Lajinha/MG).  Aproximadamente 70 jovens, todos filhos de cooperados Coocafé, participaram do encontro, que teve início por volta das 8h, quando representantes das instituições apoiadoras , conselheiros administrativos e diretores da Coocafé fizeram a abertura oficial. Na ocasião, o diretor presidente da Coocafé, Fernando Cerqueira, parabenizou aos jovens presentes e disse que era um orgulho recebê-los no Armazém da Coocafé. O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Lajinha, Jefferson Salomão, falou sobre o apoio do Sindicato e do Senar-MG em ações voltadas para o desenvolvimento do homem do campo. Ele também destacou a importância do agronegócio para o PIB (Produto Interno Bruto) mineiro, contextualizando que no futuro aqueles jovens seriam os responsáveis pelos referidos números. O gerente de negócios do SICOOB Credicaf, Willian Berbert, parabenizou a todos os envolvidos no encontro pela sua realização, e que o SICOOB Credicaf, enquanto cooperativa comprometida com o bem-estar de toda a sociedade, está sempre disposta a apoiar iniciativas como esta.
[caption id="attachment_9086" align="alignleft" width="410"] [/caption] Na parte inicial do encontro, os jovens assistiram a duas palestras. A primeira, sobre criminalidade, foi ministrada pelo CB. da Polícia Militar de Lajinha, Pedro César. O assunto foi debatido em um momento oportuno, uma vez que a região também tem passado por alguns problemas relacionados ao tema. Pela palestra, os jovens puderam  compreender quais as principais causas da violência e da criminalidade. Os problemas causados pelas drogas foram os mais focados. O palestrante tem propriedade no assunto, pois desenvolve um belo trabalho com jovens de toda a região. Denominado Jovens de Atitude, o programa é referência no que diz respeito à educação e ao ingresso de jovens no mercado de trabalho. Para se ter uma ideia, apenas na Coocafé, mais de 10 funcionários ingressaram através do programa Jovens de Atitude.
A outra palestra  foi ministrada pela consultora ambiental, Aparecida Salles, mestra em Meio Ambiente e Sustentabilidade. Ela apresentou um estudo detalhado de toda a região, com características individuais dos principais municípios em que a Coocafé atua e que ali estavam representados pelos jovens. Os jovens demonstraram preocupação quanto ao futuro de seus municípios e, com a palestra, tiveram uma noção ainda maior dos problemas causados pela destruição ambiental.
Após as duas apresentações, os jovens ainda fizeram um tour pelo Armazém. Guiados pelo gerente de armazéns gerais da Coocafé, Jonas Palermo, eles conheceram grande parte do local e saborearam o almoço preparado pela equipe organizadora. Antes de darem início às oficinas, os jovens ainda participaram de uma atividade física, planejada pela professora Wanicy Kaizer. E então, divididos em grupos, os jovens participaram de oficinas sobre os temas abordados nas palestras. Os 6 grupos - 3 sobre meio ambiente e 3 sobre criminalidade - tiveram os funcionários da Coocafé como instrutores e os 2 palestrantes como coordenadores. Após debaterem os assuntos, cada grupo preparou uma apresentação. Uns optaram pelo teatro, outros por cartazes e demais recursos visuais.  O mais importante foi que todos compreenderam a essência do tema e com muita criatividade conseguiram transmitir parte do conhecimento que adquiriram no dia. Terminadas as apresentações, o diretor presidente da Coocafé, Fernando Cerqueira, falou sobre o poder que o jovem tem de transformar regiões, cidades e países. Ele ainda falou que a Coocafé está sempre apoiando projetos em prol do desenvolvimento sustentável e lançou um desafio aos jovens: pediu que eles apresentem propostas que visem o bem-estar da região, pois a Coocafé tem interesse em apoiá-las.
Para encerrar o evento de maneira bem descontraída e promover ainda mais a integração, os jovens curtiram e dançaram ao som da Banda Black&White.
O 2º Encontro de Jovens Cooperativistas foi realizado pela Coocafé, com o apoio do SICOOB Credicaf, do Senar-MG e do Sindicato dos Produtores Rurais de Lajinha.
Clique aqui para ver as fotos do evento.

Voltar Imprimir

Como ser sócio?

Clique no botão ao lado e veja como é fácil tornar-se um sócio da Coocafé

Newsletter