Notícias

Coocafé promove o 9º Encontro de Mulheres Cooperativistas, pela primeira vez em Imbiruçu, com grande sucesso


Com o objetivo de aproximar ainda mais a cooperativa dos cooperados, seguindo e reforçando a linha de trabalho do projeto de OQS (Organização do Quadro Social), a Coocafé resolveu descentralizar alguns eventos e realizá-los nas próprias comunidades, como ocorreu com o 9º Encontro de Mulheres Cooperativistas. Realizado no último sábado (26/10), o encontro se deslocou de Lajinha e foi até a comunidade de Imbiruçu (Mutum/MG). Estiveram presentes aproximadamente 60 mulheres, que passaram o dia aperfeiçoando seus conhecimentos na produção de café e fortalecendo os ideais cooperativistas.

A programação mesclou estudo técnico e motivação, tudo passado de uma maneira bastante dinâmica. Foram duas palestras e duas oficinas, voltadas para gestão e cooperativismo. Logo na abertura do evento, já deu pra ter uma ideia do que viria pela frente. Nesse momento, estiveram presentes o diretor presidente, Fernando Cerqueira, o diretor administrativo, João Noronha, e o diretor de produção e comercialização Pedro Araújo. Os diretores deixaram bem claro a importância do trabalho da mulher no campo. Em seguida, Cecilia Nunes, esposa de um cooperado da comunidade do Humaitá, fez uma oração.  E então teve início a programação. A analista ambiental da Coocafé, Cíntia de Matos, palestrou sobre a importância da Liderança Feminina. Ela ainda aproveitou para falar sobre os grupos dos quais participa e os trabalhos desenvolvidos pela Coocafé, nos âmbitos social e ambiental. Por fim, a palestrante fez questão de ressaltar que "para mim foi, sem dúvida alguma, um dos melhores encontros de mulheres que já realizamos. Foi possível perceber que as mulheres estavam atentas ao seu negócio, buscando apoio e interessadas a ajudar na gestão ou até mesmo fazê-la, como ocorre com as mulheres que gerenciam as propriedades sozinhas".

Encontro de Mulheres 249

Na sequência, o assessor técnico da  OCB/ES, Jamilson Palmeira Machado conseguiu mostrar para as mulheres a importância da união e do cooperativismo. Com muita criatividade e várias dinâmicas de grupo, o palestrante fez com que as mulheres tivessem uma manhã divertida e produtiva. Foi feito um intervalo para o almoço, onde todos aproveitaram um delicioso churrasco. O momento também foi de bastante interação.

Após o almoço, o encontro se destacou pela parte técnica. O Q-Grader e degustador da Coocafé, Silas Carlos, coordenou uma oficina sobre classificação e degustação, através de técnicas simples e rápidas sobre como identificar de um bom café. Ele também falou como é feito o processo de classificação, degustação e de pontuação. Em seguida, o Engenheiro Agrônomo e coordenador técnico da Coocafé, Gilberto Pereira Gomes Júnior, coordenou uma oficina sobre "Gestão e desenvolvimento da Cafeicultura de Montanhas". O tema, que tem sido bastante trabalhado pela equipe técnica da Coocafé, demonstrou como fazer a organização visual da propriedade e a gestão financeira. Ficou nítido o interesse das mulheres neste trabalho. Além de  anotações e perguntas, várias fizeram questão de dar depoimentos acerca do tema.

Para finalizar o dia de trabalho e conhecimento, os conselheiros administrativos Daniel Marcos e Róger Lúcio agradeceram a presença de todas as mulheres que se dispuseram a participar do encontro e parabenizaram a todos pelo sucesso do evento. Os Encontros de Mulheres, bem como demais ações sociais da Coocafé, ocorrem sempre com a importante parceria do Sicoob Credicaf, da OCEMG e do Sistema OCB-SESCOOP/ES.

Voltar Imprimir

Como ser sócio?

Clique no botão ao lado e veja como é fácil tornar-se um sócio da Coocafé

Newsletter