Notícias

Coocafé participa do Cup of Excellence 2014, evento que teve Minas como destaque


Entre os dias 13 e 17 de outubro, a cidade de Viçosa recebeu a 100ª edição mundial do Cup of Excellence, correspondente ao 15º Cup of Excellence - Early Harvest Brasil 2014. Além do já tradicional Concurso, o evento contou ainda com apresentações técnicas, institucionais e mercadológicas.

IMG_3480

A Coocafé participou pela primeira vez do Cup of Excellence, como representante do Conselho das Entidades das Matas de Minas e como patrocinadora. Na tarde da quinta (15/10) ocorreu na Universidade Federal de Viçosa (UFV) uma apresentação exclusiva do Conselho. A região como um todo foi apresentada pelo consultor do Conselho das Entidades do Café das Matas de Minas e do SEBRAE MINAS e Superintendente do Centro de Excelência do Café das Matas de Minas, professor José Luis Rufino, que levou informações sobre a localização das Matas de Minas, altitude, temperatura, dados econômicos e características dos cafés produzidos na região. Já a parte institucional do Conselho ficou a cargo do diretor presidente da Coocafé, Fernando Cerqueira, que também é presidente do Conselho. Na ocasião, foram apresentadas quais instituições que compõem o Conselho, dados, os propósitos, a identidade visual e o vídeo da instituição. Em seguida, ocorreram várias apresentações sobre o mercado internacional de café, em diversos países e continentes.

Ainda na quinta, porém pela noite, a Coocafé e o Conselho ofereceram um jantar de confraternização para os participantes, no Restaurante Cedrus. Durante o evento, todos participaram de uma apresentação institucional da cooperativa, realizada também pelo diretor presidente. Todos acompanharam atentamente e fizeram questão de relatar o quanto foram proveitosas as informações passadas, pois puderam conhecer uma realidade brasileira ligada às regiões montanhosas e à agricultura familiar. Os Conselhos de Administração e Fiscal da Coocafé acompanharam todos os trabalhos do dia.

DSCF0508

De acordo com a organização do evento, o 100º Cup of Excellence mundial recebeu 346 amostras de café produzido por via úmida, das quais foram pré-selecionadas 150, originárias de cinco estados do Brasil: Minas Gerais (Sul, Cerrado, Chapada, Mantiqueira e Matas de Minas); Bahia (Planalto); Espírito Santo (Montanhas); São Paulo (Mogiana e Média Mogiana); e Paraná (Norte Pioneiro).

E esta semana, foi revelado que os cafés-cerejas descascados e/ou despolpados (via úmida) produzidos por 21 produtores tiveram notas superiores a 85 pontos (escala de 0 a 100) e se sagraram vencedores do certame. Desses, 11 são de Minas Gerais. Mas o campeão foi o lote do cafeicultor Cândido Vladimir Ladeia Rosa, da Chácara Ouro Verde, em Piatã, na Chapada Diamantina (BA), com 94,05 pontos.

O segundo colocado foi Antonio Rigno de Oliveira, da Chácara São Judas Tadeu, com 93,36 pontos. Em terceiro lugar veio a produtora Zora Yonara Macedo Pina, da Chácara Tijuco, com 92,26 pontos, e na seqüência, Eulino José de Novais, da Fazenda Santa Bárbara, com 90,14 pontos. Em comum, os quatro primeiros colocados têm o fato de produzirem café na Chapada Diamantina, região que emplacou nove amostras entre as 21 vencedoras do certame. Além disso, com notas superiores a 90 pontos na escala de 0 a 100 do Cup of Excellence, esses quatro lotes obtiveram o troféu de cafés presidenciais.

DSCF0500

O concurso é realizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, sigla em inglês) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Alliance for Coffee Excellence (ACE), com apoio do Sebrae. O resultado completo do Concurso está disponível no site da BSCA (http://bsca.com.br/pdf-folder/resultado_cup_fase_internacional.pdf).

Com informações a Assessoria de Comunicação - BSCA.

Voltar Imprimir

Como ser sócio?

Clique no botão ao lado e veja como é fácil tornar-se um sócio da Coocafé

Newsletter