Notícias

Coocafé participa de Encontro de Cafeicultores em Iúna/ES


A Coocafé participou, na última sexta-feira (15), do Encontro de Cafeicultores de Iúna. Cerca de 2.000 produtores rurais lotaram o ginásio poliesportivo da cidade e acompanharam o lançamento do programa "Renovar Arábica" (leia abaixo) na região. Durante o dia, os produtores participaram de 3 palestras: Irrigação na Cultura do Café Arábica, Renovar Arábica - Cafeicultura e Segurança Alimentar e Licenciamento Ambiental.  O evento também contou com a participação do governador do Espírito Santo, Paulo Hartung. Na abertura, o governador discursou sobre a importância da agricultura para a economia capixaba.
A Coocafé foi uma das apoiadoras e também esteve presente no Encontro, com seu estande (foto). O espaço foi visitado por centenas de produtores, que tiraram dúvidas técnicas sobre a cafeicultura e conheceram um pouco mais da Cooperativa criada e composta por pequenos produtores, que trabalham em regime de agricultura familiar - público que será beneficiado pelo Renovar Arábica - e que atua há bastante tempo no Espírito Santo, com Armazéns Gerais em Irupi, Unidade Comercial em Iúna e em breve estará inaugurando uma Unidade Comercial em Ibatiba.

[caption id="attachment_9000" align="alignleft" width="410"] [/caption]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Clique aqui e confira as fotos do evento.

 

*O Programa ‘Renovar Arábica’

O programa será implantado em 49 municípios, numa área de aproximadamente 190 mil hectares, em mais de 20 mil pequenas propriedades de base familiar, que envolvem, em média, 53 mil famílias.
Entre as principais metas, que deverão ser cumpridas em um prazo de 15 anos, está a renovação de 100% do parque cafeeiro de arábica, com variedades recomendadas pelas pesquisas científicas e com a utilização de boas práticas agrícolas. Com isso, será possível dar um salto histórico na produção do café arábica capixaba: dobrar a produtividade, elevando de 12 sacas beneficiadas/ha para 23 sacas e aumentar a produção de dois para quatro milhões de sacas, sem aumentar a área plantada.
O Programa ‘Renovar Arábica’ está inserido no Programa Estadual de Cafeicultura Sustentável, o qual está sendo elaborado com base no Novo Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba (Novo Pedeag 2007 – 2025), e recebe o apoio do Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café (CBP&D Café), da GTZ, entre outros.
*Fonte: www.seag.es.gov.br 

Voltar Imprimir

Como ser sócio?

Clique no botão ao lado e veja como é fácil tornar-se um sócio da Coocafé

Newsletter