Notícias

Coocafé participa da maior feira de cafés especiais do mundo


Pelo terceiro ano consecutivo, a Coocafé participou da principal feira de cafés especiais do mundo: a SCAA Anual Show. A edição 2010 do evento foi realizada  entre os dias 15 e 18 de abril, em Anahaeim, Califórnia, EUA. O diretor presidente da Cooperativa, Fernando Romeiro de Cerqueira, esteve presente na feira, com a comitiva brasileira, composta por grupos certificados Fairtrade, produtores rurais, diretores de cooperativas e consultores do SEBRAE - instituição que organizou e custeou a viagem. Esta foi a XXII edição da feira, em que as empresas do mundo inteiro expõem as principais novidades ligadas ao café. Como o presidente da Coocafé já havia reforçado, a participação do Brasil em exposições como esta é extremamente importante, pois o país está bastante focado em produzir café de qualidade, além da oportunidade dos participantes trocarem informações sobre a diversidade de grupos produtores, não somente brasileiros como também de outros países. Outro ponto levantado pelo presidente, é que a participação brasileira na feira está cada vez maior, o que comprova o aumento da eficiência dos agricultores do país em produzir café de qualidade. Fernando ainda frisou que essa vivência traz um amadurecimento para todos os participantes, o que gera oportunidade de melhor gestão para as associações e cooperativas, além da oportunidade de novos negócios.
[caption id="attachment_9154" align="alignleft" width="410"] [/caption] No período em que os brasileiros estiveram nos EUA, eles ainda se encontraram com diversos compradores (importadores e torrefadores) durante as reuniões organizadas  com o objetivo de promover um melhor entrosamento entre as partes interessadas.
Após a feira, o SEBRAE, em parceria com o TRANSFAIR/USA, organizou uma visita a um pequeno e a um médio torrador e o grupo ainda conheceu um importador que distribui o café brasileiro para centenas de pequenos torradores que não têm condições de fazerem diretamente suas importações. A comitiva também visitou uma cafeteria que comercializa cafés Fairtrade diretamente para os consumidores, com uma diversidade de tipos de bebidas diferentes (cafés puros, capuccino etc).
No final, o grupo concluiu  que a participação na feira foi de suma importância para os brasileiros, que a cada ano melhoram a performance do país no mercado Fairtrade. E a atuação do SEBRAE, em conjunto com o TRANSFAIR/USA, foi decisiva na organização desta missão, pois sem esse apoio dificilmente o grupo teria condições de participar  da mais importante feira de cafés especiais do mundo.

Voltar Imprimir

Como ser sócio?

Clique no botão ao lado e veja como é fácil tornar-se um sócio da Coocafé

Newsletter