Notícias

Coocafé lança série que comprova o Cooperativismo na Prática


Há quatro décadas a Coocafé trabalha em prol do desenvolvimento de seus associados, colaboradores, parceiros e da comunidade através de práticas cooperativistas. Um de seus principais objetivos é baseado no quinto princípio do cooperativismo: educar, formar e informar seus públicos, seja através de ações ou conteúdos específicos. Para tornar essa doutrina ainda mais conhecida e valorizada, a Coocafé lança a série - Cooperativismo na Prática.

Com um profissional exclusivo para desenvolver e explorar o movimento SomosCoop, a cooperativa planeja alimentar as várias redes de comunicação com seus públicos através de conteúdos exclusivos, educacionais e com a confirmação de que na Coocafé colocar essa doutrina em prática é um assunto que é levado muito a sério. 

No primeiro episódio dessa série, o Analista de Desenvolvimento Cooperativista, Ailton Ribeiro explica o que é o cooperativismo e como uma cooperativa se difere de uma instituição mercantil:

- O que é o cooperativismo?

“É um movimento social que se tornou uma filosofia de vida, por intermédio de cooperação faz com que um determinado grupo com objetivo comum exerça alguma atividade comercial”.

- Cooperativa X Empresa / Instituição mercantil?

“Quando falamos em cooperativa dizemos que é um empreendimento coletivo, formado por um grupo de pessoas com um objetivo comum que é prestar serviços aos seus associados. A finalidade econômica deve ser exercida para gerar resultado, e ela se difere de uma instituição mercantil no ponto em que ela desenvolve a região em que está localizada através dos trabalhos comunitários, dos exercícios prestados totalmente e às ações que promovem a qualidade de vida aos associados, familiares e comunidade”.

Confira na íntegra:

Voltar Imprimir

Como ser sócio?

Clique no botão ao lado e veja como é fácil tornar-se um sócio da Coocafé

Newsletter