Notícias

Coocafé apresenta crescimento de 131% em resultados para os associados


A Coocafé realizou, em formato digital, a Assembleia Geral Ordinária para prestação de contas do exercício de 2020. Com o empenho da equipe de colaboradores, apoio dos parceiros e com a participação dos cooperados e da sociedade, a Coocafé bateu recordes e alcançou resultados históricos.

A reunião ocorreu através do Aplicativo do Cooperado, e mesmo com alguns imprevistos a AGO teve uma participação expressiva em comparação ao ano anterior, onde a cooperativa precisou se reinventar e realizar pela primeira vez em sua história uma assembleia totalmente virtual. Essa participação demonstra que os cooperados Coocafé estão um passo à frente ao se adaptarem às tecnologias para assim aprovar os resultados obtidos e fazerem valer o seu direito de voto.

Para a cafeicultura, 2020 foi um ano extremamente positivo: safra alta e preços de café elevados, o que permitiu a Coocafé avançar e entrar para o seleto grupo de cooperativas que captaram 1 milhão de sacas de café, resultando em um crescimento de 138% nesse quesito.

Com um faturamento recorde de R$ 700 milhões de reais e resultado líquido de R$ 14 milhões, número 131% maior que o alcançado em 2019, a cooperativa retornou esse resultado aos associados através de benefícios solicitados pelos próprios associados, como subsídio de sacaria e big bag e construção da nova sede, em Lajinha/MG.

“Uma coisa que é muito importante dentro de uma cooperativa é a assembleia definir os destinos da cooperativa, como a eleição da diretoria e conselhos de administração e fiscal, assim como também define a destinação dos resultados”, diz Fernando Cerqueira, diretor presidente da Coocafé.

Além de todo resultado quantitativo, o qualitativo também se destacou. Logo no início da pandemia, a cooperativa lançou a Campanha Coopere de Casa Coocafé, que contribuiu para todo esse resultado. E mesmo com a pandemia, a Coocafé conseguiu manter ações de cunho social e ajudar instituições parceiras que dão apoio às comunidades nas quais está inserida e fortalecer o cooperativismo, como dita o sétimo principio dessa doutrina.

Os cooperados participantes também elegeram o Conselho Fiscal para 2021, que ficou composto da seguinte forma:

Efetivos:

Sebastião Garcia Pereira

Hélio Luis de Amorim

Agnel Bergamim

Suplentes:

Saulo de Melo Correa

Ernandes Teixeira Braun

Gilmar Felisberto de Alcantara

E sem tirar os olhos do passado e vivendo o presente, a Coocafé desenha um futuro com muito mais oportunidades aos seus colaboradores, melhores resultados e entregas aos associados, fortalecimento das parcerias e ainda mais apoio à sociedade. Tudo isso, graças ao planejamento estratégico bem estruturado e o empenho da gestão e de uma equipe bem capacitada.

Confira a entrevista realizada com os stakeholders:  https://youtu.be/lNhuXDty6GA

Voltar Imprimir

Como ser sócio?

Clique no botão ao lado e veja como é fácil tornar-se um sócio da Coocafé

Newsletter