Notícias

Colheita de cafés com maturação uniforme influenciam a qualidade final do produto


Abril é conhecido como o mês de início da safra, mas é importante avaliar toda a lavoura e identificar o nível de maturação. Colher no momento ideal, ou seja, com o amadurecimento dos frutos acima de 80% em todo campo cafeeiro é um dos principais pontos na etapa de preparar um café de alta qualidade, principalmente quando levamos em consideração a existência de diferentes métodos de pós-colheita.

O produtor deve fazer a amostragem dos frutos em cada talhão, separadamente, definindo a área onde será iniciada a colheita. Existem, atualmente, várias formas de se fazer o levantamento da porcentagem de frutos nos diferentes estágios de maturação para definir o momento ideal para a colheita e os consultores técnicos da Coocafé são capacitados e estão preparados para ajudar nessa fase.

Em contato com os associados, que estão cooperando de casa, a equipe da cooperativa fez um levantamento e em quase toda a região de atuação da Coocafé – Matas de Minas e Montanhas do Espírito Santo -, a colheita iniciará em maio. Apenas as comunidades com baixa altitude e regiões mais quentes já iniciaram a colheita.

A cartilha do Governo do Espírito Santo compartilhou uma tabela que informa o percentual de perda em sacas beneficiadas, de acordo com a quantidade de frutos verdes durante a apanha. Confira abaixo.

Dados da cartilha de Colheita do café da Governo do Estado do Espírito Santo - 2020

Voltar Imprimir

Como ser sócio?

Clique no botão ao lado e veja como é fácil tornar-se um sócio da Coocafé

Newsletter