Notícias

Cine Ocemg se instala em Lajinha, em parceria com a Coocafé, Sicoob Credicaf e Coopcel


Na última segunda-feira (12/09), as cooperativas Coocafé, Sicoob Credicaf e Coopcel trouxeram da capital mineira, em parceria com a Ocemg, o Cinema Itinerante - Cine Ocemg.

O projeto da Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais – Ocemg, tem como objetivo disseminar o cooperativismo levando também cultura às cooperativas do estado. Cerca de 80 pessoas estiveram presentes, entre colaboradores das três cooperativas, cooperados, conselheiros e professores de escolas parceiras. A sessão apresentou o filme Os Pioneiros de Rochdale, que conta a história da primeira cooperativa constituída formalmente.

Antes da exibição do filme o Diretor Presidente da Coocafé, Fernando Cerqueira, deu às boas vindas a todos os convidados e ressaltou a importância de disseminar o cooperativismo e também da intercooperação e do envolvimento das cooperativas com a comunidade.

Após a sessão, o analista da OCEMG, Asenclever Júnior, fez um didático e descontraído bate-papo com os convidados, que esclareceram dúvidas e fizeram observações sobre o tema em debate. Fernando Cerqueira encerrou o Cine Ocemg contando um pouco sobre a história das cooperativas e agradeceu a presença de todos.

Saiba mais sobre o filme:

A Sociedade Equitativa dos Pioneiros de Rochdale fundada em 1844, foi uma cooperativa de consumo, formando a base para o moderno movimento cooperativo, sendo também uma das primeiras a pagar um dividendo. Apesar de outras cooperativas terem precedido ela,a "Pioneiros de Rochdale" se tornou o protótipo para as sociedades cooperativas na Grã-Bretanha. A Cooperativa tornou-se mais famosa por projetar os "Princípios de Rochdale", um conjunto de princípios de cooperação que fornecem a base para as cooperativas em todo o mundo que operam até hoje. O modelo utilizado pelos Pioneiros de Rochdale é um estudo dentro da economia cooperativa.

Voltar Imprimir

Como ser sócio?

Clique no botão ao lado e veja como é fácil tornar-se um sócio da Coocafé

Newsletter