Notícias

BRFAIR e CLAC destacam trabalho realizado pela Coocafé em novo vídeo institucional


As Associações de organizações de pequenos produtores Fairtrade do Brasil - BRFAIR e CLAC apresentam agora, através de um vídeo institucional, o trabalho realizado em prol da agricultura familiar, que beneficia também as cooperativas que participam do comércio justo.

A parceria existente há mais de uma década entre a Coocafé, BRFAIR e CLAC, já possibilitou inúmeras experiências para a cooperativa. Sempre apresentando outras realidades e modelos de negócios dentro do cooperativismo e do comércio justo.  Compartilhando experiências e vivências, que contribuem para o desenvolvimento dos pequenos produtores.

O vídeo apresenta as realidades de cada região: Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo, e destaca como a BRFAIR e a CLAC, em parceria com as cooperativas, contribuem para o desenvolvimento dos produtores. E a Coocafé, que está localizada nas Matas de Minas e Montanhas do ES, esteve representada pelas cooperadas Alaís Carina e Adriane Rodrigues, e pelo diretor presidente, Fernando Cerqueira.

Durante o vídeo, Cerqueira destaca: “Como toda região, nós (Coocafé) temos um grupo de médios produtores, equivalente a 5% do nosso quadro social, o restante são pequenos produtores de café. Nós fomos uma das primeiras cooperativas FAIRTRADE no Brasil”.

 O diretor explica porque a certificação é tão importante para a cooperativa e para o pequeno produtor: “O comércio não é justo, de forma geral, então quando entra um comércio que fala de justiça, significa que ele vai devolver para quem participa dele uma entrega econômica e social bem próxima da justiça. A diferença que existe entre a certificação FAIRTRADE com relação a outras certificações, é que existe um preço mínimo praticado pela associação, e acima desse preço mínimo existe o que é chamado de prêmio”.

Confira o vídeo completo: https://www.youtube.com/watch?v=PqomJKufEYM

Voltar Imprimir

Como ser sócio?

Clique no botão ao lado e veja como é fácil tornar-se um sócio da Coocafé

Newsletter