Notícias

Alunos e professores do curso de Cooperativismo da UFV visitam a Coocafé


No dia 05/09, a Coocafé recebeu a visita técnica de cerca de 40 alunos do curso de Cooperativismo da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Os alunos vieram acompanhados dos professores do Departamento de Economia Rural, Pablo Murta Baião Albino e Roberto Max Protil. Às 9 horas as portas do Espaço Credicaf foram abertas para os alunos que foram recebidos com um café da manhã. Em seguida, o gerente de Marketing da Coocafé, Luiz Gustavo Leite Souza, deu as boas vindas a todos e convidou os alunos a estarem no salão para uma breve apresentação institucional, realizada pelo Diretor Presidente da Coocafé, Fernando Romeiro de Cerqueira. Fernando ressaltou a satisfação em recebê-los, pois os alunos são o futuro do Cooperativismo. O Diretor Administrativo Financeiro da Coocafé e Diretor-Presidente do Sicoob Credicaf, João Batista Bartoli de Noronha, complementou as palavras de Fernando e os convidou para conhecerem a estrutura da agência e da Unidade Administrativa do Sicoob Credicaf. O Diretor de Produção e Comercialização da Coocafé, Pedro Antônio Silva Araújo, disse estar muito feliz com a visita dos alunos e professores e parabeniza pela atitude dos mesmos de sempre procurarem conhecer mais ainda o mundo cooperativista. Estiveram com a palavra também os Superintendentes Administrativo-Financeiro e Comercial de Insumos, Luciano Nunes Fonseca e Waldir Francese Filho, respectivamente.

 IMG_5039

Após a apresentação, os alunos passaram pela agência do Sicoob, sendo conduzidos pelo Diretor Superintendente de Negócios, William Berbert, que os levou à sala de reuniões e explicou como funciona a Cooperativa de Crédito. Ele também falou um pouco sobre a Coopcel (Cooperativa Educacional da Região de Lajinha). Os alunos seguiram então para a próxima parada, que foi o Armazém Coocafé Areado. Chegando lá foram recebidos pelo gerente de Operações, Jonas Palermo, que agradeceu a todos pela oportunidade e explicou como seria o roteiro do tour pelo armazém. Eles Conheceram todos os maquinários e durante a caminhada fizeram sempre pequenas pausas para esclarecimento das dúvidas. Os visitantes puderam ainda ver a obra da Fábrica de Rações Coocafé e ainda passaram pelo Laboratório de Degustação e Classificação de Café, onde o Q-grader Silas Carlos e o Analista de Degustação de Café, José Homero, explicaram todo o processo de recebimento e separação da mostra do café, torra, preparação e degustação do café.

 IMG_4996

Terminado o tour pelo armazém, os alunos fizeram uma pausa de uma hora para o almoço. Depois de se deliciarem com o almoço, os 40 alunos foram divididos em dois grupos, um foi conhecer a Unidade Comercial de Lajinha e o outro a Unidade Administrativa. Na unidade comercial o supervisor Ramon Balbino Marçal apresentou a loja e explicou como funciona no dia a dia e quais cidades a unidade de Lajinha atende. Já na unidade administrativa, os supervisores e gerentes de cada setor estiveram com a responsabilidade de apresentar seus respectivos trabalhos e esclarecerem dúvidas dos alunos, que demonstraram grande satisfação com os conhecimentos passados para eles.

IMG_5087

Alguns alunos puderam compartilhar o quanto gostaram de conhecer a Coocafé, sobre a receptividade que tiveram e reforçaram ainda que se tratava da maior cooperativa que já visitaram. Dentre os pontos que mais chamaram a atenção, destacaram a organização e a responsabilidade da Coocafé com o meio ambiente e com o cooperativismo.

IMG_5059

Voltar Imprimir

Como ser sócio?

Clique no botão ao lado e veja como é fácil tornar-se um sócio da Coocafé

Newsletter