Notícias

7º Encontro de Jovens Rurais Cooperativistas é realizado em Lajinha/MG; empreendorismo, motivação e educação financeira foram temas abordados


Com o objetivo de evitar o êxodo rural e incentivar cada vez mais os jovens a se interessarem pela cultura agropecuária, a Coocafé vem trabalhando intensivamente com núcleos, através de reuniões e treinamentos. E no último sábado (02/09), a cooperativa realizou, na Casa de Cursos Nossa Senhora das Graças, em Lajinha/MG, a sétima edição do Encontro de Jovens Rurais Cooperativistas, com participação de 35 jovens filhos de cooperados. O encontro teve início às 8h com o credenciamento e um café da manhã reforçado para os jovens iniciarem o dia com toda energia para desfrutarem de muito conhecimento. No início do evento, o Diretor Presidente da Coocafé, Fernando Cerqueira, deu as boas vindas a todos os participantes e destacou a importância de encontros como esse, que têm como objetivo reunir ideias e agregar ainda mais conhecimento.

            A primeira palestra do dia foi apresentada pelo diretor da Cooptec – Cooperativa de Trabalho, Wellington Luiz Pompemayer, que abordou o tema Conexões, Cooperação e Empreendedorismo Coletivo, despertando o interesse dos jovens que participaram com perguntas e ideias. Para o Alvorada Sertaneja, Welligton destacou a importância do jovem no cooperativismo: “O jovem tem a importância futura da sucessão nas cooperativas. Assim como a gente tem dificuldade na sucessão nas propriedades rurais, os jovens também precisam se preparar para ocupar também espaço nas cooperativas, para que eles possam estar preparados para dar continuidade ao trabalho que a cooperativa, no caso a Coocafé, realiza na região. Hoje, a gente tem tido uma satisfação de ver lá no Espírito Santo que os jovens estão retornando para o meio rural; muitos iam buscar empregos na cidade e hoje, com a dificuldade, estão retornando, percebendo que é viável estar na roça e trabalhar com tecnologia e gestão da propriedade; isso dá mais segurança para a cooperativa e para a sociedade num todo, principalmente pela segurança alimentar, pois são mais pessoas para produzir nossos alimentos.” A segunda palestra, ainda pela manhã, foi ministrada por Allan Hott, que é Gerente Geral do Sicoob Credisudeste. Ele compartilhou com os jovens assuntos ligados a relacionamento, com aplicação de duas dinâmicas sobre os perfis profissional e pessoal. Allan conseguiu envolver os participantes numa interessante descoberta, de acordo com suas próprias características.

            Após uma pausa para um delicioso almoço, os jovens receberam uma palestra ministrada pela Supervisora de Desenvolvimento Humano da Coocafé, Samira Costa, que desenvolveu com os participantes uma dinâmica nomeada como Roda da Vida. Samira despertou os jovens para se empenharem a serem melhores como pessoas, através de uma analogia com um carro moderno, porém sem as rodas, o que não permitiria o movimento, portanto assim como a vida, que precisa estar equilibrada para que tudo caminhe bem. Finalizando a tarde de muitos aprendizados, o Diretor Superintendente de Negócios do Sicoob Credicaf Willian Berbert deu uma aula sobre educação financeira, assunto pertinente para a atual situação do nosso país. Após a palestra, os jovens participaram de um cooffe break e destacaram a satisfação com o encontro. Dois participantes foram entrevistados pelo programa  Alvorada Sertaneja, ambos ressaltaram que os assuntos abordados foram de grande valia para a vida cotidiana.

            O 7º Encontro de Jovens Rurais Cooperativistas foi realizado pela Coocafé em parceria com o Sicoob Credicaf, Nestlé e Sucafina.

Voltar Imprimir

Como ser sócio?

Clique no botão ao lado e veja como é fácil tornar-se um sócio da Coocafé

Newsletter