Histórico

A Coocafé (Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Lajinha) foi fundada em 1979, na cidade de Lajinha/MG, com o intuito de fortalecer os produtores de café da região, possibilitando melhores resultados em sua atividade. Graças ao espírito cooperativista de seus sócios, mesmo enfrentando dificuldades e crises econômicas pelas quais o país passou, uma história repleta de desafios e conquistas foi construída, mantendo a consistência e determinação da Coocafé.

Para dar mais condições de competitividade a seus associados, a Coocafé criou, em 1988, a Cooperativa de Crédito do Leste de Minas Ltda. (Sicoob Credicaf), contribuindo diretamente com a assistência financeira aos seus cooperados. Dessa forma, tornou possível promover o desenvolvimento socioeconômico dos associados e reverter os recursos captados nas cidades da área de atuação para o desenvolvimento da própria região.

Preocupada com o futuro e com a precoce evasão das crianças, que procuravam um estudo de qualidade em cidades distantes, a Coocafé fundou também, em 1998, a Cooperativa Cultural e Educacional da Região de Lajinha Ltda. (Coopcel). Trata-se de uma cooperativa educacional formada por pais e professores, com o objetivo de gerar ensino de qualidade para os jovens, incentivar a cultura da cooperação e promover o desenvolvimento cultural da região.

Hoje, a Coocafé é uma organização estruturada, que conta com cerca de 400 funcionários e tem em seu quadro social aproximadamente 9.500 cooperados; destes, 95% são micro e pequenos produtores, com sobrevivência proveniente da agricultura familiar.

Os associados dispõem de assistência especializada em suas propriedades e recebem visitas dos técnicos da Coocafé, além de contarem com importantes benefícios, segurança na comercialização de seus cafés e 12 lojas de insumos e implementos agrícolas.

A Coocafé atua diretamente em mais de 50 municípios que vivem basicamente dessa cultura, produzindo cerca de 1,5 milhão de sacas de café por ano.

A cooperativa ocupa um importante espaço na sociedade e, ciente disso, realiza e apoia inúmeras ações socioambientais. A Coocafé tem total consciência de sua responsabilidade e está cada vez mais comprometida com o desenvolvimento sustentável.

 

Visão, Missão e Valores da Coocafé

Visão: Ser reconhecida como uma cooperativa inovadora, comprometida com o desenvolvimento e líder regional na oferta de bens e serviços de excelência.

Missão:  Oferecer ao associado, dentro dos princípios cooperativistas, soluções integradas aos seus negócios, por meio de bens e serviços de excelência, visando a melhoria da qualidade de vida da sua família, da comunidade e do meio ambiente.

Valores: Respeito, ética, transparência e comprometimento.

Princípios da política de Responsabilidade Social

  • Fortalecer a responsabilidade social na gestão organizacional da cooperativa envolvendo as partes interessadas
  • Aprimorar práticas de comunicação e transparência em suas ações
  • Apoiar o desenvolvimento da cadeia de valor
  • Adotar políticas de valorização do colaborador
  • Induzir interna e externamente a utilização de boas práticas ambientais nas atividades apoiadas pela cooperativa

 

 

Como ser sócio?

Clique no botão ao lado e veja como é fácil tornar-se um sócio da Coocafé

Newsletter