Inf. Técnicas

Aqui você encontra dicas, reportagens e entrevistas sobre o mercado agropecuário. Para sugerir alguma publicação, entre em contato.


Plantio de milho por escalonamento garante aumento de produtividade e redução de custos


O cooperado Coocafé Cacios Iran Cardoso é um autêntico cooperativista. Há mais de 10 anos, ele faz parte do quadro social da Coocafé. E é possível afirmar que o cooperativismo está não só no produtor rural, mas também em toda sua família, uma vez que sua esposa trabalha no Sicoob Credicaf, cooperativa de crédito onde é realizada a movimentação financeira do casal.

O senhor Cacios, como é conhecido na região do Córrego do Bronze (Mutum/MG), local onde está situada a sua propriedade, entende que o cooperativismo é a melhor alternativa para pequenos produtores rurais. Sua propriedade tem aptidão para gado de leite, e o pecuarista tem contado com o total apoio do corpo técnico da Coocafé, que vem acompanhando o trabalho, com todas as orientações necessárias. Desde 2009, o cooperado passou a investir no plantio de milho.

Hoje, já são aproximadamente 1,2 ha, que foram plantados em 7 etapas, com um intervalo de 15 dias entre cada etapa. Os resultados já surgiram, pois agora é possível tratar os animais com milho verde durante o ano todo. De acordo com o técnico da Coocafé Mutum, Creomar Inácio Pereira, a ideia surgiu justamente a partir da necessidade de alimentar os gados durante o ano, mesmo em uma área pequena para plantio. E esta foi a melhor alternativa para o produtor, pois tem garantido a produção anual de leite de forma constante, com os animais sempre bem alimentados.

As recomendações técnicas compreendem várias etapas, desde o preparo do solo, passando pela adubação de plantio e cobertura, capina e produtos de época, adquiridos sempre na Loja da Coocafé Mutum.

Para o futuro, Cacios Cardoso espera manter o trabalho e melhorar a qualidade do rebanho, utilizando sempre do sistema cooperativista.

Voltar Imprimir

Como ser sócio?

Clique no botão ao lado e veja como é fácil tornar-se um sócio da Coocafé

Newsletter