Consultoria Técnica

Sabendo que não há progresso se seu quadro social não estiver atualizado quanto às novidades do ramo agropecuário e do mercado em geral, a Coocafé desenvolve e apoia inúmeras ações que levam conhecimento, tecnologia e segurança ao produtor rural. Abaixo algumas dessas ações:

COOCAFÉ TOUR (Dia de Campo)

Evento técnico que ocorre na propriedade do produtor, onde são esclarecidas todas as suas dúvidas relacionadas à cafeicultura.

Com um calendário definido previamente, o Coocafé Tour é realizado geralmente dentro da lavoura do cooperado, a fim de explicar a melhor maneira de cuidar da plantação, ressaltando as características da cafeicultura na época do ano em que o evento é executado, tudo de maneira detalhada e prática.

O curso é aplicado por uma equipe técnica da cooperativa e participam por volta de 15 associados da região. Esse trabalho tem contribuído muito para o aprimoramento da produção, com melhorias significativas de qualidade e produtividade. Todos os anos são realizados centenas de Dias de Campo.

Coocafe-Tour

VISITA TÉCNICA

É desenvolvido um cronograma anual com números e locais de visita. A Coocafé envia um técnico à propriedade do cooperado, para que este obtenha as informações necessárias, esclarecendo todas as suas dúvidas com relação à propriedade e à cooperativa, sem nenhum custo adicional para o produtor. As visitas ocorrem também por demanda pontual do associado, solicitando-a de acordo com sua necessidade. O técnico é um dos principais canais de comunicação entre cooperado e cooperativa. Por isso, ele está sempre atento às necessidades e dúvidas dos produtores, informando-os sobre os programas, projetos, eventos, direitos e deveres dos associados, enfim, tudo que diz respeito à Coocafé.

Visita-Tecnica

TREINAMENTOS

                                                                           Cooperado-em-treinamento

O trabalho da Coocafé para levar tecnologia, recursos e, principalmente, conhecimento aos seus associados é constante. Através de cursos e treinamentos – muitas vezes aplicados em parceria com instituições, como o Senar/MG, Emater, Sindicato dos Produtores Rurais, Sicoob Credicaf - e multinacionais parceiras – o produtor tem a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos, tornando-se cada vez mais competitivo em um mercado extremamente exigente.

Os cooperados já participaram de cursos sobre o uso correto de EPI (Equipamento de Proteção Individual), aplicação de agrotóxico, inseminação artificial, gestão de qualidade no campo, fabricação de doces, classificação e degustação de café, entre outros.

PROJETO DEGUSTAR

A busca da Coocafé para aumentar a qualidade do café produzido pelos seus associados é intensa e o Projeto Degustar é uma das ações da cooperativa para que esse objetivo seja alcançado. O projeto consiste no aprimoramento dos produtores, que recebem noções de classificação e degustação de café.

O Degustar é ministrado por profissionais da Coocafé que levam para uma propriedade de fácil acesso um torrador de café do laboratório de degustação, uma base em classificação de cafés com várias qualidades do produto, uma base em degustação com preparação de acidez e doçura para diferenciar as qualidades existentes no café, tabelas de classificação para que os participantes tenham mais facilidade no aprendizado e um “Le Nez Du Cafe” com os sabores e aromas encontrados nos diversos cafés produzidos na região. Também são levados em recipientes apropriados todos os defeitos encontrados no café, permitindo assim que os produtores observem e compreendam as diferenças de pontuação da classificação.

Para facilitar o processo de aprendizagem, o número de participantes é de no máximo doze associados por projeto. Por ano, são realizados vários eventos, atingindo as regiões de todas as unidades. Cada Degustar tem uma carga horária de 20 horas, terminando sempre com uma cerimônia, onde todos os participantes recebem certificados.

Como ser sócio?

Clique no botão ao lado e veja como é fácil tornar-se um sócio da Coocafé

Newsletter