Certificações

FAIRTRADE (COMÉRCIO JUSTO)

O Comércio Justo foi criado com o objetivo de beneficiar toda a cadeia produtiva, desde o agricultor até a indústria que segue as regras do selo, o qual se sustenta em responsabilidade socioambiental e competitividade para pequenos e médios produtores.

O Fairtrade está focado em associações e cooperativas de pequenos produtores, beneficiando e incentivando a agricultura familiar, pois o retorno financeiro propiciado pelo selo permite que o pequeno produtor rural mantenha sua cultura e melhore sua qualidade de vida. Esse retorno se dá pelo fato do Fairtrade garantir um preço mínimo pelo café. Além do preço mínimo, a certificação também garante aos participantes um prêmio a ser aplicado em benefício de suas comunidades.

O valor do prêmio é de acordo com a quantidade de sacas exportadas através do Comércio Justo. Para participar do programa, a cooperativa deve cumprir uma série de exigências fundamentadas no bem-estar social, como: não utilizar produtos considerados tóxicos pelo Fairtrade – o que, além de não impactar o meio ambiente, preserva a saúde do aplicador -, proteger as nascentes e seguir corretamente a legislação do país.

A certificação também incentiva o plantio de outras espécies (frutíferas) no cafezal, contribuindo com a fauna, uma vez que atrai animais. A questão social também é uma preocupação constante do Fairtrade, que combate o trabalho infantil, entendendo que a criança deve ter acesso à escola e só deve vir a trabalhar após completar 16 anos de idade. A legalização da mão-de-obra é outra política propagada pelo selo, que exige que os funcionários tenham algum contrato trabalhista, uma vez que onde não há legalização existe exploração.

A Coocafé mantém o selo desde 2005 e vem, a cada ano, promovendo mudanças que beneficiam todas as comunidades de sua área de atuação, trabalhando na questão educacional, ambiental e melhorando sempre o retorno financeiro para os produtores, além dos prêmios gerados pelo Comércio Justo, que foram todos aplicados em benefício de todos os cooperados.

Como ser sócio?

Clique no botão ao lado e veja como é fácil tornar-se um sócio da Coocafé

Newsletter