Notícias

Núcleo de Mulheres Coocafé participa de Projeto Degustar


No último mês, a Coocafé recebeu cerca de 12 participantes dos Núcleos de Mulheres Cooperativistas para um dia inteiro de aprendizados voltados para a classificação e degustação de café.

O curso foi ministrado pelo Q-Grader da cooperativa Adriano Joaquim, que aplicou pela manhã conteúdos voltados para a classificação. As participantes aprenderam como é realizada a identificação dos cafés e puderam também praticar a separação dos grãos, com o auxílio de colaboradores da Coocafé e também de uma tabela que exemplifica os tipos de café mais comuns de serem encontrados em uma colheita.

Na parte da tarde, o grupo se reuniu no laboratório de degustação, onde verificaram o ponto ideal de torra, o preparo do café para prova. Elas ainda degustaram e classificaram os cafés. Todo o trabalho foi avaliado pelo Q-Grader.

As participantes aprovaram o treinamento e ressaltaram que esse tipo de trabalho influencia no cotidiano de todas elas, que estão diretamente relacionadas à cultura do café. Sidneia Campos, do Núcleo Fazenda Alegria, observou que “com o Degustar passou a conhecer muito melhor o produto que ela disponibiliza ao mercado, possibilitando assim o aumento da qualidade e consequentemente maiores resultados”.

O Degustar é realizado em parceria com a Nestlé e Sucafina através do Projeto Creating Shared Value – Family Farming Turning Lives (Em tradução Livre: Criando Valor Compartilhado – Agricultura Familiar Transformando Vidas).

Voltar Imprimir

Como ser sócio?

Clique no botão ao lado e veja como é fácil tornar-se um sócio da Coocafé

Newsletter