Notícias

Cultura do café e noções de degustação são temas do 8º Encontro de Jovens Rurais Cooperativistas


As Matas de Minas e Montanhas do Espírito têm como principal fonte de renda a cafeicultura. Essas regiões também são reconhecidas como fomentadoras da agricultura familiar; e a Coocafé tem como objetivo trabalhar a sucessão rural para que os jovens de hoje sejam os gestores de suas propriedades no futuro. Com esse pensamento, foi realizado, no dia 19/10, a 8ª edição do Encontro de Jovens Rurais Cooperativistas, um evento voltado somente para o tema Café.

O local escolhido para receber os participantes foi o CEPEC (Centro de Pesquisas Cafeeiras) Eloy Carlos Heringer, cedido pela parceira Fertilizantes Heringer. A programação começou logo cedo com abertura realizada pelo Analista de Desenvolvimento Cooperativista e coordenador do Núcleo de Jovens Coocafé, Ailton Ribeiro e pelo Gerente Comercial de Insumos, Luiz Andrade, que deram as boas vindas e passaram rapidamente qual seria a programação do evento, agradeceram previamente pela participação de todos e desejaram que aproveitassem bastante os conteúdos. Também participaram da abertura Juliano Afonso, responsável pelo departamento de Educação Cooperativista do Sicoob Credicaf, Ana Tuller e Jocimar Alves Lopes, ambos gerentes da cooperativa de crédito, também parceira do evento. Dentro da programação, o Coordenador do CEPEC, Gustavo Dias, apresentou o local aos alunos. Na sequência, o Agente de Extensão de Desenvolvimento Rural do Incaper, Matheus Fonseca, abordou em sua palestra o assunto “Poda programada de ciclo em café arábica” e após os jovens foram convidados a participarem de uma Visita a Campo para conhecer experimentos relacionados ao assunto da palestra, essas experiências são realizadas na própria fazenda.

Após a visita, os participantes foram direcionados à Fazenda Heringer onde almoçaram e fizeram um tour pela mesma. Para complementar a tarde de grandes aprendizados sobre a cultura do café, os jovens puderam ainda aprender noções de degustação com o Assistente de Degustação da Coocafé, Caio Palermo. O evento foi encerrado com um delicioso coffee break. Os jovens voltaram para casa com muito conhecimento na bagagem, como pontuou o jovem, Ulisses em entrevista ao Alvorada Sertaneja Coocafé: “Foi muito bom poder participar desse encontro, conhecer outros jovens, a fazenda e sobre classificação de café. Foi tudo muito produtivo”.

O Encontro faz parte do Projeto Criando Valor Compartilhado, uma parceria Coocafé, Nestlé e Sucafina; essa edição foi realizada por: Fertilizantes Heringer, Sicoob Credicaf e Coocafé.

Saiba mais sobre o CEPEC:

O CEPEC - O Centro de Pesquisas Cafeeiras "Eloy Carlos Heringer" (CEPEC) pertence a Fertilizantes Heringer S.A e é uma parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e com a Fundação Pró-Café, de Varginha. Fica situado no município de Martins Soares, Zona da Mata de MG, a 740 m de altitude e com uma área experimental cultivada de 10 ha.

Considerado referência nacional em desenvolvimento tecnológico para a cafeicultura de montanha, o Centro foi inaugurado em 1994 e desenvolve pesquisa em 5 áreas: melhoramento genético, tratos culturais (podas, espaçamento, controle de plantas invasoras), qualidade de bebida, controle fitossanitário e principalmente adubação e nutrição do cafeeiro, além de manter um banco de germoplasma.

O CEPEC tem como objetivo levar aos produtores rurais os resultados de pesquisa, tanto aqueles obtidos no próprio Centro como de outras instituições, procurando maneiras mais eficientes para trabalhar em uma região montanhosa, onde não é possível mecanização intensiva, buscando sustentabilidade nas áreas econômicas, sociais e ambientais.

Anualmente são recebidos por volta de 2.000 produtores rurais, estudantes, pesquisadores e técnicos, em visitas e reuniões onde são divulgados os resultados de pesquisas. Também são realizadas palestras com professores, pesquisadores e consultores de várias instituições e empresas e cursos de atualização.

Fonte: http://www.heringer.com.br

Voltar Imprimir

Como ser sócio?

Clique no botão ao lado e veja como é fácil tornar-se um sócio da Coocafé

Newsletter