Notícias

Coocafé se destaca em premiação para as cooperativas mais bem geridas do Brasil


A palavra gestão tem muitos significados. Eles vão desde conduzir e cuidar até administrar e gerir um negócio. No cooperativismo, além desses conceitos, o vocábulo significa, ainda, algo muito especial: a busca incessante pela excelência! Uma meta que faz parte do processo de melhoria contínua e que caracteriza o dia-a-dia de uma cooperativa. Gerir, para o movimento cooperativista, é o mesmo que pavimentar uma estrada rumo ao futuro.

É por isso o Sistema OCB realizou, nesta terça-feira (21/11), a cerimônia do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão, reconhecendo o empenho das cooperativas brasileiras em implementar, constantemente, as melhores práticas de gestão, ampliando, assim, sua competividade e, como resultado dessa busca, maximizando seus resultados socioeconômicos.

Para o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, o processo de melhoria da gestão das cooperativas tem acompanhado o ritmo das mudanças que ocorrem no mundo, evidenciando um olhar atento e constante para a profissionalização do negócio.

“O mundo e as pessoas mudam o tempo todo e as cooperativas estão acompanhando essa dinâmica. Elas veem para onde o vento sopra e qual a melhor forma de aproveitá-lo. Isso, tanto no que diz respeito a movimentações do cenário externo, considerando o mercado propriamente dito e seus consumidores, quanto no olhar para dentro, investindo na melhoria da gestão, para uma administração cada vez mais eficiente”, explica o anfitrião.

Segundo o líder cooperativista, a ideia é potencializar a competitividade das cooperativas, objetivando sempre os melhores resultados, não só para o cooperado, que é dono do negócio, mas para as comunidades onde elas estão presentes.

IDEOLOGIA

Ele explicou, também, que o negócio cooperativo tem uma outra particularidade: a gestão é baseada nas necessidades de um público exigente, que se vincula à uma marca, serviço ou produto não apenas pelo uso em si, mas pela ideologia transformadora que há por traz.

“Essa é uma vantagem competitiva das cooperativas. Elas são o único modelo econômico que faz negócio de um jeito humanizado, fundamentado em valores e princípios que norteiam todas suas ações”, enfatiza Márcio Freitas.

PREMIADAS

A cerimônia de premiação contou com a presença de mais de 250 pessoas, entre representantes das 41 cooperativas vencedoras, das unidades estaduais do Sistema OCB, e convidados como parceiros e profissionais da imprensa. O Prêmio Sescoop Excelência de Gestão utiliza os mesmos instrumentos de avaliação do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) e sua avaliação foi feita de acordo com o nível de maturidade escolhido.

As cooperativas que alcançaram a pontuação definida pela Banca Julgadora são reconhecidas nas faixas em que se enquadrarem, dentro dos níveis de maturidade escolhidos no momento da inscrição no PDGC, que são: Primeiros Passos para a Excelência, Compromisso com a Excelência ou Rumo à Excelência.

Dentre as mais de 6 mil cooperativas brasileiras, a Coocafé foi uma das 12 premiadas no nível de maturidade Compromisso com a Excelência. Acima desse nível está o Rumo à Excelência, no qual apenas duas cooperativas foram premiadas. A Coocafé esteve representada na premiação pelo diretor Presidente Fernando Romeiro Cerqueira, pelos superintendentes Administrativo Financeiro e Técnico Comercial, respectivamente Luciano Nunes e Waldir Fracese Filho, e pelo gerente de Marketing Luiz Gustavo L. Souza. Fernando Cerqueira ressaltou a importância do prêmio e fez questão de ressaltar o papel de cada agente para essa conquista: "Esse prêmio é resultado do esforço de nossos colaboradores e conselheiros, do comprometimento de nossos cooperados e do engajamento de nossas comunidades. Portanto deve ser compartilhado e comemorado por todos!"

Abaixo a lista completa todas as premiadas:

Categoria: Primeiros Passos – FAIXA BRONZE:

Coopanest (CE)
Coopmetro (MG)
Prouni (RJ)
Sicoob Cofal (MG)
Sicoob Coopemata (MG)
Sicoob Divicred (MG)
Unimed Curitiba (PR)
Unimed Goiânia (GO)
Unimed Juiz de Fora (MG)
Unimed Nordeste RS (RS)
Unimed Poços de Caldas (MG)

Categoria: Primeiros Passos – FAIXA PRATA:

C.Vale (PR)
Cocamar (PR)
Coopama (MG)
Coopatos (MG)
Cooxupe (MG)
Sicoob Cosmipa (MG)
Sicoob Credicom (MG)
Sicoob União Centro-Oeste (MG)
Unimed Cascavel (PR)
Unimed Erechim (RS)
Unimed Uberaba (MG)
Unimed Vale do Aço (MG)

Categoria: Primeiros Passos – FAIXA OURO:

Sicoob Credialto (MG)
Sicoob Metropolitano (PR)
Sicredi Sudoeste MT/PA (MT)
Unimed Volta Redonda (RJ)

Categoria: Compromisso com a Excelência – FAIXA BRONZE:

Coocafe (MG)
Coopmil (SP)
Sicoob Unimais Bandeirante (SP)

Categoria: Compromisso com a Excelência – FAIXA PRATA:

Castrolanda (PR)
Sicoob São Miguel SC (SC)
Sicredi Noroeste MT e Acre (MT)
Sicredi Norte RS/SC (RS)
Unimed Circuito das Águas (MG)
Viacredi (SC)

Categoria: Compromisso com a Excelência – FAIXA OURO:

Sicredi Celeiro do MT (MT)
Sicredi Pioneira RS (RS)
Sicredi Serrana RS (RS)

Categoria: Rumo à Excelência – FAIXA PRATA:

Unimed Vitória (ES)

Categoria: Rumo à Excelência – FAIXA OURO:

Unimed BH (MG)

DESTAQUE: GOVERNANÇA

C.Vale (PR)

DESTAQUE: MELHORIA CONTÍNUA – PRIMEIROS PASSOS

Sicredi Sudoeste MT/PA (MT)

DESTAQUE: MELHORIA CONTÍNUA – COMPROMISSO COM A EXCELÊNCIA

Viacredi (SC)

DESTAQUE: MELHORIA CONTÍNUA – RUMO À EXCELÊNCIA

Unimed BH (MG)

Com informações do Sistema OCB.

Voltar Imprimir

Como ser sócio?

Clique no botão ao lado e veja como é fácil tornar-se um sócio da Coocafé

Newsletter