Notícias

Coocafé conquista Certificação em Responsabilidade Social


 

O ano de 2017 marca mais um importante passo da Coocafé rumo à sustentabilidade. Trata-se do período em que a cooperativa recebeu a certificação em responsabilidade social. Para tornar possível tal conquista, a Coocafé atendeu aos requisitos da ABNT NBR 16001. 

Essa certificação começou a ser pensada em âmbitos internacionais no ano de 2001, quando a ISO (International Organization for Standardization) iniciou a elaboração de uma norma referente ao tema Responsabilidade Social. Por se tratar de uma Norma recente, com conteúdo muito abrangente, poucas empresas possuem essa certificação, cujos temas centrais são: Governança organizacional; direitos humanos; meio ambiente; práticas leais de operação; questões relativas ao consumidor; envolvimento e desenvolvimento da comunidade.

Embora a Coocafé tenha sempre desenvolvido trabalhos de responsabilidade social, foi necessário um período de preparação interna para que todos os requisitos da ABNT NBR 16001 fossem atendidos, e por isso a conquista do selo é motivo de comemoração e orgulho por parte de diretores, cooperados e colaboradores da Coocafé. 

Para desenvolver esse projeto, a Coocafé contou com o importante apoio da OCEMG e da OCB/ES. 

Segundo Fernando Cerqueira, Diretor Presidente da Coocafé, “nossas ações sempre foram pautadas pelo desenvolvimento não só de nossos cooperados, mas também de todas as regiões nas quais atuamos. Antes de aprovarmos qualquer projeto, buscamos visualizar primeiro se este trará benefícios para a nossa cadeia de valor, que envolve cooperados, parceiros comerciais e institucionais, colaboradores e comunidade. Pensando nesse sentido e antevendo os rumos que o mundo corporativo vem tomando, iniciamos esse projeto de Implantação, Monitoramento e Certificação do Sistema de Gestão em Responsabilidade Social. O recebimento desse certificado comprova que estamos no caminho certo, preparados para os desafios e para as exigências do mercado. Portanto é com muita satisfação que gostaríamos de compartilhar essa conquista com nossos cooperados, colaboradores, parceiros e também com as comunidades nas quais atuamos. Continuaremos trabalhando em uma gestão voltada para o desenvolvimento socioeconômico; conquistas como essa nos mantêm ainda mais motivados”.

HISTÓRICO NBR 16001

A ISO (International Organization for Standardization), a partir de 2001, iniciou um processo de avaliação da viabilidade de elaboração de uma norma referente ao tema Responsabilidade Social. Diante deste cenário, a Associação Brasileira de Normas Técnicas – a ABNT - decidiu, em dezembro de 2002, constituir uma comissão, formada por representantes de diversas partes interessadas como governo, setor produtivo, organizações não governamentais, entidades de classe e academia, para elaborar uma norma nacional de Responsabilidade Social. 

A norma brasileira, a NBR 16.001, foi publicada em dezembro de 2004. Em decorrência da publicação da ABNT NBR 16001, outras normas foram publicadas para dar suporte ao processo e o Inmetro desenvolveu o Programa.

(Fonte: Inmetro)

 

Voltar Imprimir

Como ser sócio?

Clique no botão ao lado e veja como é fácil tornar-se um sócio da Coocafé

Newsletter