Responsabilidade Social

PROJETOS SOCIOAMBIENTAIS

Para a Coocafé, a qualidade de vida deve ser sempre prioridade. Desse modo, a responsabilidade social está claramente inserida na cultura da cooperativa, que desenvolve e/ou apoia inúmeras ações nesse âmbito. Confira a seguir algumas delas:

ESCOLA NO CAMPO

foto9Desenvolvido desde 2001, o Escola no Campo tem como objetivo conscientizar os alunos, familiares e comunidades sobre o uso correto de agrotóxicos, equipamentos de proteção individual e proteção ao meio ambiente.

O projeto conta com material didático de ótima qualidade, que é incluído na grade curricular das escolas participantes. As professoras trabalham o material durante 5 meses. Nesse período, os alunos realizam também entrevistas com produtores rurais e, no final do projeto, cada aluno desenvolve uma frase e um desenho sobre a proposta do Escola no Campo, sendo os melhores trabalhos premiados em uma cerimônia de encerramento. Tanto o aluno quanto a escola em que ele estuda são premiados.

Já participaram do projeto mais de 5 mil alunos do 5° ano do ensino fundamental, em diversos municípios da área de atuação da Coocafé. O resultado de todo esse trabalho já pode ser percebido em várias atitudes dos produtores e suas respectivas comunidades. Esse projeto é desenvolvido em parceria com a Syngenta.

HORTA NAS ESCOLAS

foto10Visando a melhoria da merenda escolar, o Horta nas Escolas ensina aos alunos o valor de estar em contato com a terra e a importância das hortaliças na alimentação. Participam desse projeto os alunos do ensino fundamental de escolas públicas. A Coocafé trabalha em parceria com as Prefeituras Municipais, que acompanham o projeto, enquanto a cooperativa fornece insumos e atendimento técnico. Os técnicos agrícolas da Coocafé ministram 5 palestras em cada escola participante durante o ano, sobre temas pertinentes à questão ambiental e, consequentemente, à alimentação saudável. Ao final de cada palestra os alunos participam de uma aula prática relacionada ao tema abordado. O Horta nas Escolas teve início em 2006, no município de Iúna, mas ciente da importância de uma merenda escolar nutritiva, a Coocafé já levou o projeto a diversos municípios de sua área de atuação.

 

 

 

 

foto11SEGURANÇA E SOLIDARIEDADE

A Coocafé e a Syngenta se uniram para realizar o projeto Segurança e Solidariedade, com o propósito de incentivar o uso do EPI (Equipamento de Proteção Individual) e ajudar entidades beneficentes. O projeto funciona da seguinte forma: todo o lucro gerado nas vendas dos EPIs é repassado em forma de benefícios a uma entidade beneficente escolhida previamente.

ENCONTRO DE MULHERES RURAIS COOPERATIVISTAS

 

 

 

foto12

 Todo ano, a Coocafé promove o Encontro de Mulheres Cooperativistas, com o objetivo de resgatar a autoestima das mulheres, bem como socializá-las e inserí-las no contexto administrativo de suas propriedades, além de oferecer a oportunidade delas conhecerem a cooperativa. As convidadas participam de palestras, cursos de artesanato, dinâmicas e passeios. Há também momentos de recreação, nos quais são oferecidos café da manhã e almoço, para que as participantes possam trocar informações sobre os novos aprendizados.

ENCONTRO DE JOVENS RURAIS COOPERATIVISTAS

foto13

Atenta à importância da juventude na sociedade, a Coocafé tem promovido o Encontro de Jovens Rurais Cooperativistas. Participam desses encontros os filhos de associados da cooperativa. Eles passam um dia nas dependências da Coocafé, onde participam de palestras motivacionais, dinâmicas, estudam sobre o cooperativismo e, no final, falam o que aprenderam e apresentam propostas.

RECOLHIMENTO DE EMBALAGENS

Desde o início da lei de recolhimento de embalagens, a Coocafé trabalha na captação de embalagens vazias de agrotóxicos. Com 2 postos de recebimento – um em Minas Gerais e outro no Espírito Santo, ambos regulamentados pelos órgãos fiscalizadores -, já foram recebidas 120 toneladas de plástico e outros materiais, que foram encaminhadas para reciclagem ou incineração.

 

foto15

 

CONCURSO DE CAFÉ

As Matas de Minas e Montanhas do Espírito Santo, região de atuação da Coocafé, sempre possuíram potencial para a produção de cafés de qualidade.

Atenta a esta realidade, a Coocafé iniciou um trabalho de melhora da qualidade do café de seus cooperados, para que os mesmos elevassem os níveis de produção e atingissem valores consideráveis. O Concurso Coocafé Qualidade Regional foi criado em 2007 para incentivar ainda mais as produções com qualidade e premiar os cafés diferenciados, que recebem a valorização regional, nacional e até mesmo internacional.       

  

Como ser sócio?

Clique no botão ao lado e veja como é fácil tornar-se um sócio da Coocafé

Newsletter